Transfusão de plasma convalescente é realizada em paciente para tratamento experimental contra o coronavírus em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Boa notícia27/05/2020 | 10h23Atualizada em 27/05/2020 | 10h26

Transfusão de plasma convalescente é realizada em paciente para tratamento experimental contra o coronavírus em Caxias do Sul

Método pioneiro no Estado é motivo de esperança para melhora de infectado com covid-19

Transfusão de plasma convalescente é realizada em paciente para tratamento experimental contra o coronavírus em Caxias do Sul Andréia Copini/Secretaria Municipal da Saúde
Foto: Andréia Copini / Secretaria Municipal da Saúde

A noite desta terça-feira (26) foi diferente para a equipe médica do Hospital Virvi Ramos e, principalmente, para familiares de um paciente de 63 anos internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com coronavírus. A notícia de que houve compatibilidade com o plasma sanguíneo de um doador mobilizou equipes do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) e da instituição de saúde por volta das 20h. Pouco mais de três horas depois, a transfusão já era iniciada. 

— Quando soubemos pelo Hemocentro que estava liberado, uma equipe (do Hospital Virvi) foi deslocada para buscar o plasma com os cuidados de estar acondicionado e em temperatura adequada. Houve o processo de descongelamento e, finalmente, a transfusão — explica a médica intensivista, Eveline Correa Gremelmaier.

A transfusão se iniciou às 23h20min e se encerrou por volta de 1h50min de quarta-feira (27). Conforme Eveline, o processo é lento e por isso durou duas horas e meia. Durante os trabalhos, o paciente se manteve estável, o que já representa um bom sinal, segundo a médica.

— A expectativa é grande pela evolução dele, principalmente para que consiga sair da ventilação respiratória mecânica. Toda a equipe está motivada e esperando que haja um desfecho, que isto sirva para auxiliar no tratamento de novos pacientes também — diz.

O plasma foi doado pelo porto-alegrense Fabio Klamt, 44 anos, na segunda-feira (25) no Hemocs, em Caxias, onde há um maquinário capaz de selecionar o plasma sanguíneo. O processo é chamado de aférese, quando  o sangue é retirado de um indivíduo  com a separação de componentes  e retendo a porção que se deseja além de devolver os demais componentes a quem estiver doando ou recebendo o sangue. As condições do Hemocentro proporcionaram que o Hospital Virvi conseguisse a aprovação de um protocolo na Anvisa para uso do plasma convalescente em tratamento experimental. 

Leia mais
Após nova doação de plasma convalescente, tratamento experimental em Caxias do Sul pode ter primeira transfusão

Mesmo com a boa notícia sobre a compatibilidade para realização da transfusão, ainda é cedo estimar quando o paciente, há duas semanas em ventilação respiratória mecânica, apresentará melhoras. O homem, natural de Garibaldi, passará por intensa observação nos próximos dias. O objetivo do método é de que os anticorpos adquiridos por Klamt sejam absorvidos pelo doente e, com isso, melhore o quadro de saúde mesmo sem a cura para a covid. O doador está há 52 dias sem sintomas da doença.

Na segunda-feira, testes apontaram incompatibilidade do primeiro do doador, mas a coleta será armazenada para uso futuro. O Hemocs segue recebendo doações de homens que estão curados do coronavírus. A orientação é para que o interessado em participar agende atendimento pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou pelo Whatsapp (54) 98418-8487.  São recebidos homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que tiveram a doença confirmada por meio do teste PCR e estão há mais de 28 dias recuperados. 

O entendimento de médicos é de que mulheres podem apresentar riscos de produzir anticorpos contra as células de defesa por conta de períodos férteis e gravidez ao longo da vida e, por isso, inicialmente, os testes são feitos apenas com homens.

Leia também
Hospitais da Serra contam com onda de solidariedade no enfrentamento à covid-19
Prefeitura de Caxias do Sul  confirma 143 infectados pelo coronavírus

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros