Serra Gaúcha passa de mil casos confirmados para o coronavírus - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Pandemia15/05/2020 | 21h03Atualizada em 15/05/2020 | 21h03

Serra Gaúcha passa de mil casos confirmados para o coronavírus

Bento, Garibaldi, Farroupilha e Caxias do Sul passam de 100 contaminados em cada cidade

Serra Gaúcha passa de mil casos confirmados para o coronavírus Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A primeira quinzena de maio se encerra com as prefeituras da região Nordeste do Rio Grande do Sul contabilizando mais de  mil casos confirmados de coronavírus. Essa contagem, que começou em 11 de março, na cidade de Caxias do Sul, multiplicou no quinto mês de 2020. No dia 7 de maio, a região chegava na casa dos 533 infectados. Oito dias depois o levantamento realizado pelo Pioneiro está em 1010 moradores que já contraíram a covid-19. Por outro lado, 58% dessas pessoas estão recuperadas e houve 22 mortes.

Leia mais
Acompanhe os casos confirmados na Serra

O município de Garibaldi, que teve surtos em frigoríficos, é a cidade que teve a curva mais exponencial, com 138 exames positivos em uma semana. Mas isso tem uma explicação e ela está nos testes rápidos que a secretaria municipal da saúde colocou em prática. Esta política está provada também em números de recuperados do município, que saiu de 22 para 123. Bento Gonçalves, a primeira cidade a apostar numa testagem mais alta dos moradores, também está em aumento na sua curva de contágio. Nos últimos sete dias, foram 88 testes que confirmaram a infecção.

Ainda que o crescimento seja o mais moderado entre os locais com maior incidência na Serra Gaúcha, Caxias do Sul parece entrar em elevação contínua. Foram 26 pessoas contaminadas em uma semana, um acréscimo de 33%. No boletim de sexta-feira, a cidade alcançou a marca de 103 infectados, sendo que 57 estão recuperados, 42 em isolamento domiciliar, dois internados em UTI e uma morte  no sistema de saúde da cidade – a outra foi de um morador que estava na Bahia.

Na última semana, também entraram no mapa outros sete municípios na contagem da Secretaria Estadual da Saúde. Além disso, Bom Jesus, Gramado e Canela já demonstram a circulação do vírus e têm crescimento no número de contaminados.

Dentro de todos esses dados é preciso lembrar que a grande maioria dos contaminados não estão notificados. O estudo da Universidade Federal de Pelotas aponta que para cada caso comprovado, existem outros nove que estão no radar dos municípios. Com isso, a região poderia ter cerca de 9 mil pessoas que já contraíram a covid-19.

Leia também
Câmara de Vereadores aprova impeachment e prefeito de Farroupilha perde o cargo
Estátua de Nossa Senhora de Caravaggio visitará hospitais da Serra neste domingo

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros