Santuário de Caravaggio tem primeiro dia de romaria atípico sem a presença dos fiéis  - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Religião23/05/2020 | 19h42Atualizada em 23/05/2020 | 20h08

Santuário de Caravaggio tem primeiro dia de romaria atípico sem a presença dos fiéis 

Com medidas de restrição e barreiras nos acessos, a orientação é que os devotos assistam as missas pela internet

Santuário de Caravaggio tem primeiro dia de romaria atípico sem a presença dos fiéis  Marcelo Mugnol/Agencia RBS
Na tarde de sábado (23), não haviam romeiros no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha Foto: Marcelo Mugnol / Agencia RBS

A chuva fina e persistente deste sábado (23), tendo como pano de fundo, um cenário de folhas secas da cor do outono, deram outro tom para este dia de romaria à Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Uma estranha romaria, por assim dizer, porque a orientação para os fiéis era de que permanecessem em suas casas, adorando e rezando, de coração contrito e agradecido, mas acompanhando a celebração das missas que estavam sendo transmitidas pelas redes sociais.

Leia ainda
Com medidas de restrição em Caravaggio, fiéis têm de encontrar uma nova forma de exercer a fé
Em apenas uma plataforma, 20 mil pessoas acompanham primeira missa da romaria de Caravaggio
Confira o horário das missas da 141ª Romaria de Caravaggio de Farroupilha

Ruas vazias e silenciosas em todo o entorno do santuário fazem dessa cena um marco histórico em tempos de Romaria de Caravaggio. O único som que se ouvia era dos cânticos de adoração dos músicos que dão suporte às missas, que ressoava nos autofalantes do santuário. Ou ainda, as orações e leituras bíblicas feitas pelos padres, que mantém a programação com as missas veiculadas pelas redes sociais.

— Sabemos que as medidas de restrição, durante o que seria a romaria tradicional à Caravaggio, são delicadas de se fazer. É delicado, porque mexe com a fé e a esperança das pessoas, principalmente em um momento como esse, de pandemia, em que as pessoas estão procurando mais a Deus. Mas é importante que as pessoas respeitem as orientações — explica Juliano Baumgarten, 30 anos, coordenador da fiscalização das ações de prevenção à covid-19 na prefeitura de Farroupilha.

Ações de fiscalização e barreiras em todas as entradas e acessos a Caravaggio. Na foto, Juliano Baumgarten, é o coordenadador das ações de prevenção e fiscalizaçao à covid-19, em Farroupilha<!-- NICAID(14506705) -->
"A nossa ideia é orientar as pessoas para que não venham para que possamos evitar aglomerações", diz Juliano BaumgartenFoto: Marcelo Mugnol / Agencia RBS

Com barreiras em todos os acessos ao santuário, através das estradas de Caxias do Sul e Farroupilha, Baumgarten revela que não houve movimentação de fiéis na tarde de sábado (23). O clima frio, combinado com as ações de restrição parecem ter sido a dobradinha ideal, que culminou com as celebrações virtuais, para manter os romeiros afastados do santuário.

— A nossa ideia é orientar as pessoas para que não venham para que possamos evitar aglomerações — sintetiza Baumgarten.

Rudinei Galafassi é administrador do Restaurante e Hotel Bem-te-vi, que fica há poucos metros do Santuário de Caravaggio.<!-- NICAID(14506702) -->
Rudinei Galafassi, administrador do Restaurante e Hotel Bem Te Vi, tem expectativa no aumento do público nos próximos mesesFoto: Marcelo Mugnol / Agencia RBS

Impactos no comércio

O Restaurante e Hotel Bem Te Vi é um dos pontos mais tradicionais do comércio no entorno do Santuário de Caravaggio. O hotel sem hóspedes e mesas vazias são reflexos das medidas de restrição de acesso para os romeiros, que serve para impedir aglomerações. Servir almoços aos policiais envolvidos na operação é o único serviço do restaurante nesses dias em que estariam ocorrendo as atividades da romaria.

— O cardápio do almoço deste sábado (23), servido aos policiais, foi arroz, lentilha, macarrão, croquete de carne e filé de peixe — revela a cozinheira Franciele Galafassi, 32.

O restaurante  existe há 37 anos, enquanto que o hotel, foi inaugurado há 11, explica o administrador Rudinei Galafassi. Neste período de romaria, se fosse como nos anos anteriores, o hotel estaria com 100% de seus 37 quartos ocupados.

— Tínhamos agendado para este final de semana, receber hóspedes da Ultra Maratona Caminhos de Caravaggio. É um evento importante que teria reunido 1,5 mil atletas do mundo todo, porque pontua para outras maratonas do mesmo tipo. Com essa maratona, teríamos fechado a ocupação de toda a rede hoteleira de Farroupilha — conta Rudinei Galafassi, 37.

Avenida Dom José Barea, que em outros anos estaria movimentada, neste sábado, dia 23, estava assim, vazia. A avenida é o principal acesso ao Santuário de Caravaggio<!-- NICAID(14506703) -->
Avenida Dom José Barea estava vazia na tarde de sábado (23)Foto: Marcelo Mugnol / Agencia RBS

A expectativa dos comerciantes é que, após a pandemia, quando for possível a livre circulação das pessoas, o movimento no santuário volte ao normal.

— Existem dois públicos que frequentam o santuário. Aqueles que vêm ao longo dos meses, e os que vêm uma vez só por ano, na romaria. Esses que vêm apenas uma vez, não vão deixar de vir. Esperamos que tenha um reflexo no aumento da procura nos próximos meses — acredita Galafassi.

Horários das missas:

Sábado (23): às 8h, 10h30min e 17h. Às 14h, haverá a récita do terço e, às 15h, a Oração de Maria.

Domingo (24): às 8h, 11h e 17h. 
Às 14h, haverá récita do terço e, às 15h, a Oração de Maria.

Terça-feira (26), às 8h, 10h30min e 17h. Às 14h, haverá récita do terço e, às 15h, Oração de Maria.

Como acompanhar:

Site do Santuário
Instagram: @santuario.caravaggio
Youtube: santuario.caravaggio
Facebook: santuario.caravaggio

Pioneiro.com

A missa a ser celebrada na terça-feira (26), às 10h30min, será transmitida também pelo pioneiro.com

Tríduo

No sábado (23), às 17h, domingo (24), às 11h, e segunda-feira (25), às 17h, as celebrações serão transmitidas também pela TV Canção Nova. Na terça-feira (26), às 10h30min, a Canção Nova irá transmitir para o Brasil (por cabo) e em alguns países da Europa, como Itália e Portugal, entre outros, e para parte dos países da América Latina e América do Norte (por satélite).

Leia também
Bento Gonçalves registra a sétima morte em decorrência da covid-19
Inflação fica em 0,26% no mês de abril em Caxias do Sul
IFRS adia retorno de atividades presenciais para 3 de julho
Pesquisadores realizam nova rodada de testes de coronavírus em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros