"Sairemos desta situação fortalecidos humana e espiritualmente", afirma Bispo Dom José Gislon, em Caravaggio - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Religião e pandemia24/05/2020 | 15h11Atualizada em 24/05/2020 | 15h11

"Sairemos desta situação fortalecidos humana e espiritualmente", afirma Bispo Dom José Gislon, em Caravaggio

Autoridade máxima da diocese de Caxias do Sul celebrou missas neste domingo no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha

"Sairemos desta situação fortalecidos humana e espiritualmente", afirma Bispo Dom José Gislon, em Caravaggio André Fiedler/Agência RBS
Foto: André Fiedler / Agência RBS

Comandada pelo bispo Dom José Gislon, a missa da manhã deste domingo no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, foi presenciada por pouco mais de uma dezena de pessoas, entre acompanhantes dos coristas e da equipe que fazia a transmissão ao vivo para a TV Canção Nova. Uma situação diferente imposta pela pandemia de covid-19, que forçou a igreja a orientar os fiéis a não fazer a romaria este ano, mas sim acompanhar as celebrações e fazer suas orações em casa.

Leia mais
Com medidas de restrição em Caravaggio, fiéis têm de encontrar uma nova forma de exercer a fé
Em apenas uma plataforma, 20 mil pessoas acompanham primeira missa da romaria de Caravaggio
Confira o horário das missas da 141ª Romaria de Caravaggio de Farroupilha
Santuário de Caravaggio tem primeiro dia de romaria atípico sem a presença dos fiéis  

Na parte externa do santuário, apenas alguns policiais faziam a guarda, enquanto a missa ocorria com as portas fechadas. Dom José Gislon, antes da missa, conversou com a reportagem e reforçou que, embora a impossibilidade dos fiéis praticarem a tradicional peregrinação, este momento é propício para reforçar a fé e o compromisso com Deus.

— É um momento para reforçarmos nossa convicção de que Deus é o senhor da história, do tempo e da nossa vida. Quando o sacerdote vai ao altar para celebrar ele não vai sozinho. Ele leva junto consigo a sua comunidade e todas as dores que tocam e ferem as suas vidas. Nesta situação em particular, oramos pelas pessoas atingidas pelo corona e suas famílias, pelas autoridades que estão lutando pelo bem estar da população, pelos trabalhadores da área da saúde, pelos empreendedores que sofrem para manter seus estabelecimentos, e aqueles muitos que perderam o emprego. É uma realidade de privação e de provação, mas precisamos ter o coração cheio de fé para, juntos, sairmos desta situação mais fortalecidos humana e espiritualmente — destacou Dom José Gislon.

Padre auxiliar do Santuário, Jocimar Romio, destacou a boa adesão das pessoas às transmissões ao vivo, que no sábado foram feitas apenas pela Internet, através das redes sociais e do site do Santuário.

— Tanto nos comentários quanto em mensagens que recebemos pelo WhatsApp, as pessoas relataram que conseguiram ter uma experiência real de oração. Não apenas passando pelas linha do tempo e dando uma olhada rápida, mas tendo parado aquela hora para rezar conosco. Muitas pessoas estão comentando que irão fazer a sua caminhada assim que passar a pandemia, porque é mais do que um ato de fé, mas também uma questão cultural mantida há 141 anos — destaca o padre.

Até terça-feira, uma estrutura montada nos arredores do Santuário, com fiscalização da Brigada Militar, da Polícia Rodoviária Estadual e da prefeitura de Farroupilha, seguirá atuando para impedir o acesso de romeiros.

Horários das próximas missas:

Terça-feira (26), às 8h, 10h30min e 17h. Às 14h, haverá récita do terço e, às 15h, Oração de Maria.

Como acompanhar
Site do Santuário (http://caravaggio.org.br/)
Instagram: @santuario.caravaggio
Youtube: santuario.caravaggio
Facebook: santuario.caravaggio

Pioneiro.com

A missa a ser celebrada na terça-feira, às 10h30min, será transmitida também pelo pioneiro.com

Tríduo

Na terça-feira, às 10h30min, a Canção Nova irá transmitir para o Brasil (por cabo) e em alguns países da Europa, como Itália e Portugal, entre outros, e para parte dos países da América Latina e América do Norte (por satélite).

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros