Quinta-feira é um dos dias mais frios do ano até agora na Serra - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Clima07/05/2020 | 08h33Atualizada em 07/05/2020 | 08h45

Quinta-feira é um dos dias mais frios do ano até agora na Serra

Em Cambará do Sul sensação térmica é -0,6ºC

Quinta-feira é um dos dias mais frios do ano até agora na Serra Anselmo Cunha/Agencia RBS
Quinta-feira é um dos dias mais frios do ano até agora na Serra Foto: Anselmo Cunha / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Preparem-se para tirar os casacos pesados, luvas e mantas do armário e se agasalhe bem para enfrentar temperaturas geladas nesta quinta-feira (7). Com temperaturas em torno dos 2ºC aos 5ºC  em toda a Serra Gaúcha, a quinta é um dos dias mais frios do ano até agora. A menor temperatura foi registrada em Cambará do Sul, de 3ºC, assim como em 08 de abril, que havia sido a mais baixa de 2020. A sensação térmica na cidade dos Campos de Cima da Serra, no entanto, é de -0,6ºC . A temperatura caiu, em média, de 2°C a 4°C na região. As máximas variam entre 15°C e 20°C na maioria da cidades.

Conforme a Somar Meteorologia, o clima pode ficar ainda mais gelado em algumas cidades da Serra,  já conhecidas pelas baixas temperaturas, como São José dos Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul e Vacaria, ainda durante a manhã desta quinta. Segundo indica a previsão, o maior pico de frio deve ocorrer entre esta quinta e a sexta-feira (8). O sol aparece, mas não é o suficiente para aquecer, por isso é preciso se agasalhar bem para sair de casa.

— A onda de frio ocorre devido a presença de uma massa de ar polar que avança sobre todo o RS, provocando frio principalmente na Serra Gaúcha, com previsão de geada em alguns pontos. Em Cambará do Sul, onde a sensação térmica é negativa, o fenômeno deve ter sido registrado. Quando temos uma atmosfera com temperaturas baixas sem nuvens e com céu aberto temos condição para geada. A partir de sábado (9) pela manhã é que o frio começa a diminuir — explica a meteorologista Fabiane Casamento.

Em Caxias do Sul, os termômetros registraram 5°C, com sensação de 3°C ao amanhecer. Os termômetros não sobem muito durante o dia,  e as máximas ficam em torno dos 16°C. Mesmo com a presença do sol, a sensação térmica segue baixa na cidade. Em Bento Gonçalves e Lagoa Vermelha, os termômetros marcaram 4°C nas primeiras horas. Em Canela, a máxima deve chegar aos 13°C. O mesmo em Gramado e Farroupilha.

Na sexta-feira (8), há previsão de geada para alguns pontos da Serra. Devido à presença da massa de ar frio sobre o território gaúcho, as temperaturas continuam baixas. A temperatura só começa a subir de forma gradativa no sábado de 3°C a 4°C de elevação nas mínimas e máximas. A previsão é de  que a instabilidade retorne somente entre terça (12) e quarta-feira (13) da próxima semana.

FIQUE ATENTO

A chegada do frio intenso preocupa ainda mais devido a epidemia de coronavírus, já que as baixas temperaturas refletem no aumento dos casos de internações hospitalares durante o outono e inverno — em função não só de problemas respiratórios, como gripe e pneumonia, mas também devido a infartos e crises reumáticas, que são mais comuns no frio. Idosos, crianças de até 12 anos e pessoas com histórico de problemas respiratórios, como asma ou bronquite, são os grupos mais vulneráveis durante o inverno. Por isso, a recomendação é reforçar as medidas de prevenção indicadas pelas autoridades de saúde: ficar em casa o máximo possível e lavar as mãos com frequência. Outra dica é manter algumas janelas abertas, afim de aumentar a circulação de ar.

Dicas para o encarar o frio em tempos de coronavírus:

:: Se agasalhe bem para manter o conforto térmico.

:: Lave sempre as mãos com sabão ou usar álcool gel.  Ao tossir e espirrar, procurar cobrir sempre o nariz e a boca para evitar que as gotículas de secreção se espalhem.

:: Evite aglomerações de pessoas, especialmente em ambientes fechados e mal ventilados, inclusive em casa.

:: O uso de ar condicionado baixa a umidade do ar, o que resseca as mucosas da narina e da garganta, diminuindo a proteção contra vírus e bactérias. Nesse caso, use umidificadores de ar ou bacias com água nos ambientes climatizados.

:: Limpe o filtro do ar condicionado com frequência.

:: Mantenha a casa arejada. A ventilação ajuda a levar partículas do vírus embora. Se o dia estiver muito frio para abrir as janelas, escolha ao menos um cômodo da casa em que o ar possa circular.

Leia também
Diocese realiza live para promover campanha Caxias do Amor
Duas cidades da região entram na contagem Estadual de infectados pelo coronavírus
Sem receita de procedimentos eletivos, hospitais de Caxias estão com finanças ameaçadas

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros