"Quando tudo isso passar, vamos acolher a todos com alegria", diz padre de Caravaggio - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Religião25/05/2020 | 19h34Atualizada em 25/05/2020 | 19h43

"Quando tudo isso passar, vamos acolher a todos com alegria", diz padre de Caravaggio

Jocimar Romio, padre auxiliar do santuário, reforça a orientação para que os fiéis assistam as missas pelas redes sociais

"Quando tudo isso passar, vamos acolher a todos com alegria", diz padre de Caravaggio Marcelo Casagrande/Agencia RBS
"Os fiéis têm expressado um sentimento de consolação por poderem participar de maneira virtual", diz o padre Jocimar Romio Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Na véspera do dia mais importante da devoção à Nossa Senhora de Caravaggio, o santuário, em Farroupilha, estava vazio. É uma cena diferente e atípica, mas necessária, por conta das medidas de prevenção à covid-19. Jocimar Romio, padre auxiliar do Santuário de Caravaggio, diz que o momento histórico faz brotar uma mistura de sentimentos.

— As pessoas estão tristes por não poderem vir nesta data, tradicionalmente, a mais importante da fé em Caravaggio. Mas, ao mesmo tempo, os fiéis têm expressado um sentimento de consolação por poderem participar de maneira virtual — explica.

Leia ainda:
"Sairemos desta situação fortalecidos humana e espiritualmente", afirma Bispo Dom José Gislon, em Caravaggio
Com medidas de restrição em Caravaggio, fiéis têm de encontrar uma nova forma de exercer a fé
Decreto municipal oficializa restrição do acesso a Caravaggio a partir deste sábado

Conforme informa a assessoria de comunicação do Santuário de Caravaggio, pelo menos 60 mil pessoas compartilharam ou curtiram os conteúdos das redes sociais em dois dias de celebração virtual. Mais de 90 mil pessoas assistiram as missas de sábado (23) e domingo (24), às 10h30min, apenas no Facebook.

— Percebemos que as pessoas não apenas visualizam as missas, mas têm sua experiência de oração como se estivessem na igreja. Os fiéis conseguem também expressar, por meio dos comentários nas redes sociais, os seus pedidos, agradecimentos, interagindo uns com os outros — revela o padre Jocimar.

Estar no altar, rezando diante de uma câmera é uma cena incomum, o padre reconhece. Mas, em se tratando do alcance da mensagem de Deus, e da devoção expressada através da interação, o virtual se torna real, observa o padre.

— Posso te dizer que essa forma virtual é bem real. As pessoas realmente interagem e rezam umas pelas outras. Elas não estão apenas curiosas, mas agem com bastante devoção.

Entre os comentários mais comuns, diz o padre, estão devotos que já se preparam para, quando passar a pandemia, organizarem excursões para visitar o santuário.

— Uns dizem que virão a pé, com amigos e parentes, outros, vão organizar excursões. Seguimos reforçando que, neste momento, o melhor é ficar em casa, mas quando tudo isso passar, nós estaremos aqui para acolher a todos com alegria — revela.

Bloqueios ao longo do trajeto da romaria

Decreto da prefeitura de Farroupilha oficializa que o acesso à localidade de Caravaggio ficará restrito até terça-feira (26). O município definiu que, além dos moradores, apenas funcionários e colaboradores do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio poderão entrar no distrito. A medida consta em edição do Diário Oficial publicado na sexta-feira (22).

Os acessos ao santuário serão bloqueados com gradis e viaturas policiais. As barreiras estão previstas para ocorrerem nos Caminhos de Pedra, após a localidade de São Marcos; na localidade de Capela de Todos os Santos, pouco antes do chamado Morro da Busa; e na Rodovia dos Romeiros, após o pronto-atendimento da Unimed.

Celebrações online:

Horários das próximas missas:
Terça-feira (26): 8h, 10h30min e 17h
Às 14h, haverá récita do terço e, às 15h, a Oração de Maria.

Como acompanhar:
Site do Santuário
(http://caravaggio.org.br)
Instagram: @santuario.caravaggio
Youtube: santuario.caravaggio
Facebook: santuario.caravaggio

Pioneiro.com:
A missa de terça-feira (26), às 10h30min, será transmitida também pelo pioneiro.com

Tríduo
Terça-feira (26), às 10h30min, a TV Canção Nova irá transmitir para o Brasil (por cabo) e para alguns países da Europa, como Itália e Portugal, entre outros, e parte dos países da América Latina e América do Norte (por satélite).

Leia também:
Seis postos de saúde de Caxias ampliam horário de vacinação contra a gripe
Frei caxiense idealiza projeto para amenizar a pobreza no Haiti
Confira o que abre e fecha no feriado de Nossa Senhora de Caravaggio em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros