Professora de Nova Prata é a única representante da região no programa Pré-Enem - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Educação19/05/2020 | 21h04Atualizada em 19/05/2020 | 21h11

Professora de Nova Prata é a única representante da região no programa Pré-Enem

Janaina Casanova estreia aulas de Arte nesta terça-feira na TVE

Professora de Nova Prata é a única representante da região no programa Pré-Enem Fernando Alencastro/Secom RS
Gravação da aula que vai ao ar nesta noite foi feita na segunda-feira no estúdio da TVE em Porto Alegre Foto: Fernando Alencastro / Secom RS

Muitos especialistas da área da educação acreditam que a forma de ensinar não voltará a ser como antes, mesmo após o fim da pandemia. E que o novo normal, expressão que está sendo utilizada para descrever os hábitos e processos que vieram para ficar em função da covid-19, será de um ensino com aulas no sistema remoto, interação via rede social entre alunos e docentes e outras ferramentas que a tecnologia disponibiliza. Mas para a professora Janaina Casanova, 45 anos, que ensina Arte na Escola Estadual de Ensino Médio Onze de Agosto, em Nova Prata, a vida já não é mais a mesma. 

Ela é a única representante da região no programa Pré-Enem, do Governo do Estado, que começou na noite da última segunda-feira, com vídeoaulas transmitidas pela TVE para ajudar a preparar candidatos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A estreia da 'profe' da Serra em rede nacional seria na noite desta terça.

– É um desafio grande porque é algo inovador. O que mais assustou foi o ficar em frente à câmera. Mas olhei e pensei: são meus alunos que estão ali. E foi supertranquilo – comentou sobre o momento da gravação no estúdio da emissora.

Em sala de aula, quando o ensino ainda era presencial, ela tinha disponibilidade de usar lousa digital, apresentações em power point. Com a suspensão das aulas, em decorrência do distanciamento social, adotou os grupos em rede social para transmitir os conteúdos aos alunos. Mesmo assim, o seu conhecimento chegava a cerca de 800 crianças e adolescentes das 27 turmas do Ensino Fundamental e Médio paras as quais leciona. Agora, sua voz e imagem podem alcançar milhões de telespectadores.

– É algo grandioso. Uma experiência inexplicável que agrega muito para nós. Estou representando a arte do meu Estado, tenho uma responsabilidade grande, e o prazer e a satisfação são maiores ainda – comentou Janaina.

Professora de Arte de Nova Prata, Janaina Casanova, é única representante da Serra no Pré-Enem.<!-- NICAID(14503253) -->
Foto: Fernando Alencastro / Secom RS

O processo foi rápido. Ela contou que, há 15 dias, a direção da escola enviou um formulário ao corpo docente para quem quisesse participar do programa. Inscreveu-se, mandou um vídeo em uma quinta-feira e, no sábado seguinte, foi avisada pela Secretaria de Educação (Seduc) de que havia sido selecionada. Entre a terça e a sexta-feira da semana passada, recebeu formação em Porto Alegre e iniciou a preparação dos conteúdos conforme a programação do Enem. Finalizou tudo no final de semana em casa. E na última segunda à tarde, foi ao estúdio da TVE na Capital para gravar a primeira aula que iria ao ar nesta terça à noite.

No total, participam 13 professores da rede estadual de ensino. Cada um em uma área de conhecimento. Além da transmissão pela TVE, as aulas serão disponibilizadas pelo canal no YouTube da Seduc, em princípio, até 31 de outubro, se a data do exame se mantiver.

– É fantástico. Vivemos o mundo contemporâneo com essas tecnologias. Temos que nos apropriar disso. A educação nunca mais será a mesma. E eu não sou a mesma pessoa. Saímos das nossas zonas de conforto. Ao vivo (presencial), temos os nossos alunos, mas, assim, vamos alcançar muito mais pessoas – comemorou a educadora.

O Pré-Enem

:: As aulas preparatórias para o Enem serão veiculadas diariamente pela TVE, de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h.
:: Serão 20 aulas semanais e 464 horas de preparação. Quatro períodos diários de 60 minutos, que vão contemplar 86 horas/aula para cada área do conhecimento com eixos ligados às disciplinas de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Arte, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação.
:: As aulas têm tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
:: Na região, é possível sintonizar a TVE por meio de sinal digital aberto apenas em Vacaria. As teleaulas podem ser assistidas também pelo canal da TV Seduc RS no YouTube.

Leia também:
Apesar da queda significativa no comércio, economia caxiense tem desempenho positivo em março


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros