Prefeitura de Caxias do Sul decide realizar Feira do Vinho na Praça Dante com mudança no formato - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Mesmo com a pandemia20/05/2020 | 13h26Atualizada em 20/05/2020 | 13h26

Prefeitura de Caxias do Sul decide realizar Feira do Vinho na Praça Dante com mudança no formato

Programação está marcada para o penúltimo final de semana de junho, dias 19 a 21

Prefeitura de Caxias do Sul decide realizar Feira do Vinho na Praça Dante com mudança no formato Adriano Chaves/Divulgação
Em reunião nesta semana, ao menos seis vinícolas confirmaram ao município a participação Foto: Adriano Chaves / Divulgação

Mesmo com a pandemia de coronavírus, a Feira do Vinho na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, deve ocorrer no mês de junho. Em reunião nesta semana, ao menos seis vinícolas confirmaram ao município a participação. O formato será diferente do tradicional para evitar o contágio pela doença.  

As bancas vão ficar espalhadas na praça, ao contrário de outros anos em que ficavam concentradas na área central sob um toldo. Além disso, as vinícolas terão de fornecer álcool gel e os vendedores vão usar máscaras. A programação está marcada para 19 a 21 do mês que vem. O horário ainda está indefinido, mas deve ser entre 9h e por volta das 19h. 


Conforme o secretário do Turismo, Ênio Martins, a situação foi debatida na prefeitura e com o Corpo de Bombeiros para avaliar se havia algum impedimento devido a decretos de restrição de circulação. Com a avaliação de que a programação estava permitida, a decisão de realiza-la passou pelo entendimento de que é possível manter a segurança sanitária e também fazer as comemorações do Dia do Vinho. Por lei estadual, a data é lembrada no primeiro domingo de junho, mas como não havia tempo hábil para a organização nesse prazo, a feira foi adiada. O secretário explica que o cancelamento poderá ocorrer se o avanço do coronavírus trouxer essa necessidade.

— Entendemos que deveria existir (a feira) para valorizar as vinícolas em um momento tão difícil, mas também com cuidados por causa da pandemia — comenta. 

O secretário explica que a projeção é de que o público que frequentará a feira será aquele que já está na rua para outras atividades. Segundo Martins, a ideia também é organizar uma plataforma para a venda online dos produtos.

A programação é realizada com a parceria da Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul). A presidente da entidade, Gilda Tisatto, afirma que o principal objetivo desta edição é garantir a visibilidade aos produtos:

— A gente vai ser visto, mas em termos de venda, estamos conscientes da situação agora. 

A Revinsul ainda não fez a projeção de quanto deve ser comercializado neste ano e nem definiu quais serão os descontos e promoções, mas Gilda adianta que essas ações estão mantidas.

Leia também
Secretaria altera procedimento para renovação de gratuidades do transporte público em Caxias
Novo prefeito de Farroupilha confirma nove secretários, quatro são temporários
Quarta morte por coronavírus é confirmada pela prefeitura de Garibaldi

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros