Prefeito de Bom Jesus fecha o comércio após salto no número de infectados pelo coronavírus - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Pandemia21/05/2020 | 17h09Atualizada em 21/05/2020 | 17h09

Prefeito de Bom Jesus fecha o comércio após salto no número de infectados pelo coronavírus

Atividades ficarão suspensas por 15 dias, a partir desta sexta-feira (22)

Prefeito de Bom Jesus fecha o comércio após salto no número de infectados pelo coronavírus Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Bom Jesus se deparou com uma situação preocupante em pouco mais de uma semana. Em 10 de maio, a cidade confirmava o seu primeiro paciente positivo para o coronavírus. Na quarta-feira (20), o número de infectados pulou para 22. Esse salto no número de contaminados assustou a população e levou preocupação para o prefeito Diogo Grazziotin Dutra (Progressistas). 

Para tentar controlar essa curva ascendente de contágio, o comércio será fechado por 15 dias, inciando nesta sexta-feira (22), e uma pesquisa por amostragem será realizada.

— Serei obrigado a fechar, será um remédio amargo, mas que precisaremos tomar — afirma Dutra.

Leia mais
Coronavírus: acompanhe os casos confirmados na Serra

Segundo o prefeito, o primeiro surto surgiu em um pomar. Um dos trabalhadores foi visitar a esposa em Porto Alegre, teria contraído o vírus na Capital e, no retorno, foi o vetor inicial para a proliferação. O segundo foco se deu a partir de uma família, que recebeu a visita de uma filha, que mora na Capital.. Os casos já teriam se espalhado também por funcionários de diferentes empresas da cidade.

Nesse período com apenas as atividades essenciais abertas, a prefeitura irá realizar uma pesquisa por amostragem com testes rápidos para a covid-19. Serão 400 moradores que receberão a visita de técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a partir do dia 26.

— Ainda temos a linha de contágio, conseguimos manter ela sob controle. Agora compramos 400 testes e vamos analisar se é só esses focos ou se existem mais contaminados. O medo é que isso fuja do controle — ressalta Dutra.

Bom Jesus não tem nenhum paciente hospitalizado, mas foram 94 notificações, 22 confirmados e 70 descartados. Dois ainda aguardam resultados dos exames. Segundo o boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (20), 83 pessoas estão cumprindo isolamento domiciliar e sendo monitoradas pela SMS.

Leia também
Auxílio do governo cria sobrevida para clubes da Divisão de Acesso
Usuários encontram problemas com transporte coletivo na Serra Gaúcha 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros