Poucas horas após confirmar primeiros dois casos de covid-19, Santa Tereza registra morte de paciente - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

12º óbito da Serra05/05/2020 | 21h09Atualizada em 05/05/2020 | 21h20

Poucas horas após confirmar primeiros dois casos de covid-19, Santa Tereza registra morte de paciente

De acordo com SMS, idoso de 85 anos estava internado na UTI do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, desde o dia 1º de maio

Poucas horas após confirmar primeiros dois casos de covid-19, Santa Tereza registra morte de paciente Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Poucas horas após confirmar os dois primeiros casos de infecção por coronavírus, no final da tarde desta terça-feira (5), o município de Santa Tereza teve registro de um óbito divulgado em boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) por volta das 19h30min.

Trata-se de um idoso de 85 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Tereza, ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, desde sexta-feira (1º). Além dele, também foi confirmado nesta terça o caso de uma idosa de 71 anos, que chegou a ser internada mas recebeu alta e recupera-se em casa. 

Leia mais
Santa Tereza e Pinto Bandeira registram primeiros casos positivos para o coronavírus

Esta é a 12ª morte por covid-19 registrada na Serra. Além do óbito de Santa Tereza, já eram contabilizados um de Caxias do Sul, três em Bento Gonçalves, outros três de Garibaldi; um de Serafina Corrêa; um de Monte Belo do Sul; um de Farroupilha e um em Vacaria.

De acordo com a secretária de Saúde de Santa Tereza, Marinês Campestrini, o idoso sofria de cardiopatia severa e buscou atendimento médico em unidade de saúde do município no dia 30 de abril.

Por apresentar sintomas relacionados ao sistema cardíaco, ela relata que ele foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bento Gonçalves, sendo posteriormente internado no hospital da mesma cidade, que é referência para municípios menores da região.

— Não sabemos nem se ele contraiu aqui no município ou se eventualmente se contaminou neste trajeto até o a internação — comenta a secretária.

Segundo ela, diante dos casos, a prefeitura tornou obrigatório o uso de máscaras na cidade e pretende intensificar a disinfecção das ruas, bem como a aplicação de testes-rápidos adquiridos pelo município.

Orientação aos visitantes

Conforme a secretária de Saúde, os finais de semana com clima favorável para passeios têm atraído inúmeros ciclistas e outros tipos de visitantes ao pequeno município, que tem como rota de acesso o Vale dos Vinhedos. Para evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus na cidade, a prefeitura vem realizando barreiras com apoio da Brigada Militar, para orientar os visitantes a respeito dos cuidados que devem ser tomados.

Leia também
Farroupilha chega a 73 moradores infectados pelo coronavírus

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros