Nova Araçá enfrenta surto de coronavírus na principal empresa da cidade - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Pandemia28/05/2020 | 17h04Atualizada em 28/05/2020 | 17h04

Nova Araçá enfrenta surto de coronavírus na principal empresa da cidade

Frigorífico ficará 72 horas fechado e terá teste em massa para identificar possíveis infectados

Nova Araçá enfrenta surto de coronavírus na principal empresa da cidade Lauro Alves/Agencia RBS
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

A cidade de Nova Araçá viu o número de infectados pelo coronavírus saltar em menos de um mês. Em 4 de maio, o município registrava o primeiro caso positivo da covid-19, e 23 dias depois atingiu 39 contaminados, segundo atualização da quarta-feira (27), além de uma morte. Fatos que demonstram um surto localizado, afinal um frigorífico emprega cerca de um terço dos moradores, direta e indiretamente.

Leia mais
Acompanhe os casos confirmados na Serra

Os surtos em frigoríficos vêm sendo registrados com certa constância no mês de maio, na Serra Gaúcha. Não foi diferente em Nova Araçá, onde cerca de 25 exames positivos e a morte de um homem de 46 anos têm algum tipo de relação com a empresa — funcionários diretos, indiretos e os seus familiares.  Isso levou a prefeitura da cidade a tomar algumas decisões que terão um impacto na produção da empresa. 

— Nós estamos numa semana de muitas decisões. Alinhamos junto ao Ministério Público do Trabalho e com a empresa para fecharmos a unidade nesta sexta (29), sábado (30) e domingo (31). Será feita a testagem em massa de todos os trabalhadores, e na segunda-feira (1º), ela retorna com até 50% dos trabalhadores. Sendo que já serão isolados os casos gripais e os testes positivos do fim de semana — relata Cláudia Daniel, secretária da saúde de Nova Araçá.

Outro ponto que explica o crescimento no número de casos é a ampliação da testagem. A pasta da saúde decidiu que todas as pessoas que forem para isolamento por uma síndrome gripal serão testadas após o 10º dia.

— Começamos enquadrar eles não pelos critérios epidemiológicos, mas se eles eram positivos ou não. Estamos dando um pouco de clareza aos isolados, para eles entenderem a forma como isso estava sendo feito. Hoje temos as síndromes gripais, mas elas são decorrente do covid ou não? Então, só o exame para nos confirmar isso — complementa Cláudia.

A covid-19 já não está mais concentrada num surto ou apenas no frigorífico. Os registros já são comunitários e de moradores que trabalham em outras cidades. Por mais que os números estejam em uma crescente, o alento é de que não há ninguém hospitalizado até a última atualização. Mas, Nova Araçá, tendo cerca de 5 mil habitantes, reforça que todas as atenções são necessárias.

Leia também
Álcool gel é distribuído à população em painel instalado no Centro de Garibaldi
Pesquisa do Governo do Estado reforça importância da economia produtiva da música

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros