Ministério da Saúde habilita 20 novos leitos de UTIs em hospitais da Serra - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Exclusivo para covid-1919/05/2020 | 10h05Atualizada em 19/05/2020 | 12h47

Ministério da Saúde habilita 20 novos leitos de UTIs em hospitais da Serra

Instituições de Caxias e Garibaldi vão receber recursos federais

Ministério da Saúde habilita 20 novos leitos de UTIs em hospitais da Serra Noele Scur/Agência RBS
Leitos em Caxias foram inaugurados no sábado Foto: Noele Scur / Agência RBS

Dois hospitais da Serra vão receber recursos federais para manter novos leitos de UTI durante a pandemia de coronavírus. Em portaria publicada nesta terça-feira (19), o Ministério da Saúde determina o repasse de recursos ao Hospital Geral (HG), de Caxias do Sul, e ao Hospital Beneficente São Pedro, de Garibaldi.

Cada hospital teve 10 novos leitos habilitados e receberá R$ 1,4 milhão. Conforme a portaria, o valor será pago em uma parcela única. O Ministério da Saúde determinou o uso exclusivo por pacientes com covid-19 e definiu a habilitação como temporária, com validade de 90 dias, apesar de garantir a possibilidade de ampliação do prazo.

Leia mais
Leitos de UTI servirão para isolamento enquanto hospital de Garibaldi aguarda habilitação de novo serviço
Eduardo Leite inaugura 10 novos leitos de UTI no Hospital Geral, em Caxias do Sul

 A UTI do HG foi inaugurada no sábado (16), mais de um mês depois de receber os equipamentos. À espera da liberação de recursos federais, a prefeitura de Caxias assumiu temporariamente o custeio do serviço. Os dados disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde mostram que nesta terça-feira (19) 11 dos 20 leitos do hospital estão ocupados – além das criadas durante a pandemia, o Geral conta com outras 10 vagas permanentes. Dos internados na UTI, um caso é confirmado e um é suspeito para o coronavírus. 

Já a estrutura no hospital de Garibaldi foi inaugurada no último dia 6 com investimento feito por meio de doações da comunidade e destinação de recursos municipais, incluindo de prefeituras de outros municípios para os quais o hospital é referência. Enquanto aguardava a habilitação federal, o espaço ficou reservado para isolamento de pacientes com coronavírus. 

Conforme o diretor administrativo da instituição, Rangel Carissimi, a UTI entrará em funcionamento na quinta-feira (21). Segundo ele, o hospital tem hoje oito pacientes em isolamento e metade deles tem um quadro que demanda cuidado maior, podendo exigir internação em UTI. 

— É um sonho antigo do hospital constituir uma UTI, em que a gente vem trabalhando há anos. É uma conquista mesmo que momentânea e, agora, vamos trabalhar para se tornar permanente — comenta Carissimi. 

No Estado, o Ministério garantiu recursos para o funcionamento de 270 novos leitos em 24 municípios.

Leia também
Baixo nível de barragem causa coloração da água em bairros da zona norte de Caxias
Terça-feira será de tempo firme e ensolarado na Serra Gaúcha
Partido do deputado Neri, O Carteiro pode sofrer intervenção da executiva estadual, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros