Ingresso ao curso de Medicina na UCS será realizado por meio de notas do Enem - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Sem vestibular22/05/2020 | 14h57Atualizada em 22/05/2020 | 14h57

Ingresso ao curso de Medicina na UCS será realizado por meio de notas do Enem

Provas dos anos 2017, 2018 e 2019 serão aproveitadas de forma excepcional

Ingresso ao curso de Medicina na UCS será realizado por meio de notas do Enem Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Estudantes que desejam ingressar no curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS) terão o formato de seleção mais diferenciado de toda a história da instituição. Em função da pandemia, não acontecerá vestibular de inverno neste ano. Por conta desse cenário, a UCS adotou a estratégia de selecionar os candidatos com aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos 2017, 2018 e 2019. Até então, aspirantes à medicina não podiam sequer utilizar a nota da redação no processo de seleção.

Leia Mais
Acompanhe os casos confirmados na Serra

— A UCS se viu em um enorme desafio de encontrar alternativas em caráter emergencial para que o próximo semestre não fosse prejudicado. Após estudos, optamos por aproveitar as notas do Enem. É única e exclusivamente com uma dessas notas que o candidato poderá ingressar em Medicina. É em caráter excepcional — explica a coordenadora da Comissão Permanente de Seleção da UCS, professora Valneide Luciane Azpiroz.

Além da mudança em relação às provas, a seleção somará pontos ao candidato que more na região de abrangência da UCS. Segundo Valneide, esta é uma parceria fruto de trabalhos definidos com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) na Serra.

Com o novo modelo de ingresso, o aluno precisará se inscrever pelo site ucs.br e informar o código da prova do Enem já realizada.

— Ele não informa a nota, apenas qual ano quer utilizar e o código. O que valerá será um conjunto de notas, que serão buscadas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) — explica Valneide.

As provas que foram feitas apenas para treino não terão validade, assim como as que foram realizadas antes do encerramento do Ensino Médio do candidato. As inscrições ocorrem até 7 de junho, no valor de R$ 117. A relação dos candidatos aprovados em primeira chamada será divulgada em 10 de junho.

Quanto aos outros cursos, a seleção é feita por decisão anterior à pandemia, em processo de seleção contínua. A expectativa é de que o próximo vestibular para Medicina volte ao formato presencial, no verão (dezembro de 2020 ou janeiro de 2021).

Leia Também
Projeto de lei propõe desburocratizar setor de fretamento em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros