Incêndios de grandes proporções em vegetação foram registrados em quatro cidades da Serra - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Estiagem03/05/2020 | 15h16Atualizada em 03/05/2020 | 15h43

Incêndios de grandes proporções em vegetação foram registrados em quatro cidades da Serra

Em três locais, fogo foi extinto. Em Gramado, focos ainda são monitorados

Incêndios de grandes proporções em vegetação foram registrados em quatro cidades da Serra Divulgação / 5º Batalhão de Bombeiros Militar/5º Batalhão de Bombeiros Militar
Em Bento Gonçalves, Canela e Nova Petrópolis o fogo foi extinto e, em Gramado, pequenos focos ainda são monitorados pelas equipes locais Foto: Divulgação / 5º Batalhão de Bombeiros Militar / 5º Batalhão de Bombeiros Militar

Foram registrados durante o final de semana incêndios em vegetação, de grandes proporções, em quatro cidades da Serra gaúcha. De acordo com o comando do 5º Batalhão de Bombeiros Militares, em Bento Gonçalves, Canela e Nova Petrópolis o fogo foi extinto e, em Gramado, pequenos focos ainda são monitorados pelas equipes locais.

Leia mais
Combate a incêndios em vegetação de Gramado e Nova Petrópolis dura quase uma semana

Em Bento Gonçalves, o fogo atingiu uma área do Vale dos Vinhedos, na região de Linha Leopoldina, após um morador queimar descartes. Os bombeiros foram acionados por volta de 12h30min de sábado, atuando no controle das chamas para evitar que atingissem parreirais e residências próximas.

De acordo com o comandante do Batalhão, tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, a estiagem favorece o alastramento das chamas.

— A chegada do outono não mudou cenário, o tempo continua seco, com vegetação mais seca que o normal para este período. As pessoas, por vezes, vão queimar lixo, resto de entulho ou mesmo de vegetação e acabam perdendo o controle das chamas — afirma o comandante.

Ameaça à floresta de preservação em Canela

No município de Canela, também durante a tarde de sábado, um incêndio de causas desconhecidas teve início na Linha Banhado Grande, alastrando-se até a Floresta Nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), parque constituído de área de preservação ambiental. O fogo foi combatido no mesmo dia pelos bombeiros de Canela com apoio de funcionários do Ibama.

Controle após uma semana

Em Nova Petrópolis e Gramado, após uma operação do  5º Batalhão de Bombeiros Militares e do Departamento Aéreo da Polícia Civil, os incêndios que eram combatidos desde domingo (26) foram controlados, restando apenas alguns focos monitorados pelos bombeiros de Gramado.

Em Nova Petrópolis, o foco do incêndio ocorreu em uma área de propriedade particular, próxima ao Parque Pedras do Silêncio, atrativo turístico do município.  Em Gramado, o foco é em partes da vegetação localizada no Morro Agudo, um dos cartões-postais da cidade.

Leia também
Operação interdita mais cinco bares e uma casa noturna em Caxias do Sul


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros