Hemocentro de Caxias atenderá na terça-feira, feriado de Caravaggio - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Doação de sangue23/05/2020 | 12h28Atualizada em 23/05/2020 | 12h28

Hemocentro de Caxias atenderá na terça-feira, feriado de Caravaggio

Funcionamento será das 7h30min às 19h30min

Hemocentro de Caxias atenderá na terça-feira, feriado de Caravaggio Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) atenderá na próxima terça-feira (26) para doação de sangue, com funcionamento das 7h30min às 19h30min. No dia do feriado de Nossa Senhora de Caravaggio, o Hemocs realizará a ação chamada de Romaria Pela Vida.

Leia mais
Hemocentro começa a coletar sangue de curados do coronavírus para tratamento experimental em Caxias do Sul

O diretor técnico do espaço, Roque Lorandi, explica que o feriado foi escolhido para facilitar a ida de moradores de outras cidades ao Homocentro, devido ao cancelamento da tradicional romaria. Por conta do baixo estoque provocado pela pandemia do coronavírus, todos os tipos sanguíneos são aceitos, no entanto, atualmente, o tipo B está com o nível mais baixo.

Lorandi ainda ressalta que o Hemocentro continua seguindo todos os cuidados necessários para prevenção ao contágio, como a higienização redobrada do ambiente e materiais, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool gel, além do distanciamento entre as pessoas.

Independente do dia, para doar sangue é necessário que o usuário entre em contato previamente pelos telefones (54) 3290-4536 e 3290-4580 ou pelo WhatsApp (54) 9.8418-8487. Para essa terça foram disponibilizadas 80 vagas e 20 já estão reservadas.

Coleta de sangue de curados do coronavírus

Desde a semana passada, o HEMOCS começou a coletar sangue de curados do coronavírus para transfusão a pacientes ainda infectados. O experimento já realizado em outros países, como os Estados Unidos, tem o intuito de destinar o material coletado a hospitais que tiverem protocolo para o uso do plasma como alternativa na diminuição dos sintomas de doentes positivos para covid-19.

Inicialmente, o perfil de doadores aceitos pelo Hemocentro são homens, de 18 a 60 anos, que testaram positivo para doença por meio do teste PCR. Além disso, é necessário que os doadores estejam há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas ou infectados por outras doenças. 

Leia também
Pesquisadores realizam nova rodada de testes de coronavírus em Caxias do Sul
Confira o horário das missas da 141ª Romaria de Caravaggio de Farroupilha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros