Governo federal abre consulta pública sobre florestas de Canela e São Francisco de Paula - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Concessão29/05/2020 | 14h08Atualizada em 29/05/2020 | 14h12

Governo federal abre consulta pública sobre florestas de Canela e São Francisco de Paula

Publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29) confirma concessões à iniciativa privada

Governo federal abre consulta pública sobre florestas de Canela e São Francisco de Paula Felipe Nyland/Agencia RBS
Unidades de conservação de Cambará do Sul têm processos mais avançados Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Contribuições sobre serviços e projetos que poderão ser implantados nas Florestas Nacionais dos municípios de Canela e São Francisco de Paula, na Serra, já podem ser realizadas por meio de um formulário eletrônico disponibilizado pelo governo federal. A consulta pública já iniciou e seguirá até 11 de julho por meio do site do Instituto Chico Mendes. 

O processo contempla também audiências públicas, que serão realizadas no dia 25 de junho em São Francisco de Paula e no dia 26 de junho em Canela. O decreto com a confirmação de concessão das duas localidades foi publicado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU). Os editais são aguardados para julho.

— A concessão é uma demanda antiga porque os governos têm dificuldade em promover a gestão por falta de pessoal, de maquinário. Nossas trilhas são destino de visitantes do mundo inteiro, muito mais do que das pessoas da região — opina o chefe da Floresta Nacional em Canela, Reinaldo Ferreira de Araújo.

Segundo ele, o que se espera é oferecer serviços que atualmente estão precários como banheiros conservados, limpeza de trilhas e serviço de portaria, por exemplo.

A concessão faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) que libera administração para iniciativa privada em contratos de parceria com o poder público. Segundo o governo, a concessão abrange serviços de apoio à visitação, ao turismo ecológico,  interpretação ambiental e recreação. 

A informação de que as duas florestas seriam concedidas a iniciativa privada foi dada há mais de um ano durante visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, à Serra. Na mesma ocasião, foi anunciada a concessão Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, que já está mais adiantado no processo.

As Florestas de Canela e São Francisco de Paula recebem mais de 2 milhões de turistas por ano, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Leia também
Frigorífico de Nova Araçá que tem surto de coronavírus diz que irá testar todos os funcionários

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros