Frigorífico em Caxias do Sul registra surto de coronavírus entre funcionários - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Pandemia29/05/2020 | 20h43Atualizada em 30/05/2020 | 12h25

Frigorífico em Caxias do Sul registra surto de coronavírus entre funcionários

São 12 casos confirmados. Outros testes ainda aguardam confirmação

Frigorífico em Caxias do Sul registra surto de coronavírus entre funcionários Lauro Alves/Agencia RBS
Exames detectaram casos ao longo dos últimos dias Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou o primeiro surto de covid-19 em um ambiente fechado de Caxias do Sul nesta sexta-feira (29). O foco é um frigorífico de Ana Rech. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, infectologista Andréa Dal Bó, são 12 casos positivos e outros suspeitos que dependem de confirmação. A secretaria terá uma reunião com a direção da empresa na próxima segunda-feira (1º) para estabelecer um plano de contingência.

- É um surto em caráter inicial, de dimensão menor se comparado a outros frigoríficos da região. São 12 pessoas de diferentes setores - revelaAndréa.

Os casos foram diagnosticados por meios de testes realizados pela Secretaria da Saúde. A empresa deve realizar outros exames a partir de agora. Os resultados foram sendo conhecidos em dias diferentes ao longo desta semana.

- Desde o dia 23 de março, estamos trabalhando em conjunto nos frigoríficos. Eles são obrigados a notificar casos de síndrome gripal. Foram feitos alguns testes do PCR e houve a confirmação. Há também um setor de triagem nessa empresa, onde são medidas as temperaturas e os sinais vitais - diz Andréa.

Conforme a infectologista, nenhum paciente está hospitalizado e os sintomas são considerados leves, com quadro de febre baixa e dor de garganta, por exemplo.

Os surtos em frigoríficos vêm sendo registrados com certa constância no mês de maio, na Serra Gaúcha, caso de Nova Araçá e Garibaldi.

Em nota, a JBS, responsável pelo frigorífico de Ana Rech, destacou  o afastamento de trabalhadores com indicação médica.

Confira a nota completa:

A JBS informa que desde o início da pandemia no Brasil tem se pautado pelo absoluto foco na saúde, segurança e proteção dos seus mais de 130 mil colaboradores para o enfrentamento à covid-19 em todas suas unidades.

Tão logo teve a confirmação do primeiro caso de covid-19 em sua planta de Ana Rech  (RS), a empresa seguiu com todas as medidas previstas em seu protocolo - afastando todos os casos com indicação médica e monitorando 100% dos demais colaboradores. Entre as medidas previstas também estão a desinfecção geral da unidade. 

A companhia vem atuando em conjunto com as autoridades públicas e suas ações seguem as recomendações dos órgãos de saúde e também do protocolo dos Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia. A JBS contratou especialistas do Hospital Albert Einstein e de médicos infectologistas para apoiar na construção das medidas de prevenção e na proteção aos seus colaboradores

Leia também
Desafio de escolas municipais de Caxias é trabalhar mais de forma digital
Prefeitura de Vacaria registra a terceira morte em decorrência do coronavírus
Prefeitura de Caxias do Sul confirma 166 contaminados pelo coronavírus

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros