Em três dias, romaria virtual de Caravaggio, em Farroupilha, atinge mais de 1 milhão de pessoas - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Devotos à distância27/05/2020 | 13h35Atualizada em 27/05/2020 | 13h36

Em três dias, romaria virtual de Caravaggio, em Farroupilha, atinge mais de 1 milhão de pessoas

Número equivale a visitantes que frequentam anualmente o santuário

Em três dias, romaria virtual de Caravaggio, em Farroupilha, atinge mais de 1 milhão de pessoas André Fiedler/Agência RBS
Foto: André Fiedler / Agência RBS

Por conta da pandemia de coronavírus, a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio deste ano não teve a presença de fiéis. No entanto, isso não impediu que devotos acompanhassem as missas que foram transmitidas pela internet e meios de comunicação. Até o final desta terça-feira (26), foram registrados 1.585.456 acessos às redes sociais do Santuário. Os dados foram contabilizados por meio de publicações no Facebook, Instagram e Youtube, no sábado (23), domingo (24) e terça. Este é o maior alcance já registrado pelas plataformas digitais de Nossa Senhora de Caravaggio.

Leia mais
Em apenas uma plataforma, 20 mil pessoas acompanham primeira missa da romaria de Caravaggio
Com medidas de restrição em Caravaggio, fiéis têm de encontrar uma nova forma de exercer a fé

Para se ter uma ideia, o acesso de mais um milhão de pessoas equivale ao número de visitantes que costumam comparecer anualmente no Santuário de Farroupilha. Ainda se somados os últimos 30 dias, as redes sociais tiveram mais de três milhões de visualizações. Dentre centenas de comentários deixados pelos devotos nas transmissões realizadas, o pedido mais frequente era pelo fim da pandemia de coronavírus. 

— Se o santuário físico ficou vazio, o santuário virtual ficou pleno. As pessoas nos acessaram e estiveram conosco. Nós que celebrávamos aqui tínhamos consciência de não estarmos sós e as pessoas que rezavam conosco também tiveram essa certeza. Em tempos de pandemia, ter uma referência, um apoio, algo ou alguém que reforça o nosso caminho certamente faz bem. A romaria chegou ao tempo da internet, ela se fez presente em um tempo novo e diferente – comenta o padre Gilnei Fronza, reitor do santuário há sete anos.

No dia 26 de maio, a missa das 10h30min é a que tradicionalmente concentra mais público. Neste ano, a celebração continuou sendo a de maior audiência, com 200 mil visualizações nas redes sociais.

Uma foto da estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, localizada no altar da igreja, foi a publicação de maior alcance durante o último dia de romaria, com 151 mil acessos. Essa é a estátua que circulou por hospitais da Serra no dia 18 de maio para abençoar e pedir proteção dos doentes e profissionais da saúde.

Ainda conforme o santuário, os conteúdos também foram acessados por outros países, como Portugal, Itália, Angola, Estados Unidos, Paraguai e Argentina. 

CONFIRA OS ACESSOS:  
Youtube + Facebook + Instagram (últimos 30 dias): 3.742.937 visualizações
Youtube + Facebook + Instagram (sábado, domingo e terça-feira): 1.585.456 visualizações
Missa das 10h30min, de terça-feira (Facebook, links e páginas compartilhadas): 224.381 visualizações

Leia também
Remoção de pedras da Rota do Sol, em Itati, começa em junho, garante secretário dos Transportes
Transfusão de plasma convalescente é realizada em paciente para tratamento experimental contra o coronavírus em Caxias do Sul


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros