Dia de Caravaggio tem frio, céu nublado e santuário vazio em Farroupilha - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Fé à distância26/05/2020 | 08h37Atualizada em 26/05/2020 | 08h37

Dia de Caravaggio tem frio, céu nublado e santuário vazio em Farroupilha

Mais uma vez, público respeitou pedido da organização e ficou em casa

Dia de Caravaggio tem frio, céu nublado e santuário vazio em Farroupilha André Fiedler / Agência RBS/Agência RBS
Pandemia de coronavírus faz com que santuário fique vazio no Dia de Nossa Senhora de Caravaggio Foto: André Fiedler / Agência RBS / Agência RBS

Fazia 8ºC e céu nublado às 5h45min e o cenário na esplanada do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, era de igreja fechada, cancelas baixadas e luzes apagadas. A descrição poderia ser de qualquer manhã de outono, mas a pandemia de coronavírus fez com que a cena ocorresse em pleno 26 de maio, dia em que, por 140 anos, o templo ficou tomado de fiéis. Neste 2020, contudo, a única movimentação que se via era de policiais responsáveis por garantir que ninguém se aproximasse.

Na Estrada dos Romeiros, a situação era a mesma, ou seja, não apenas os fiéis não chegaram a Caravaggio, como sequer saíram de casa, respeitando as orientações e pedidos de autoridades e do próprio santuário. A calmaria, que se repetiu desde sábado (23) fez, inclusive, com que os pontos de orientação entre 5h e 6h fossem reduzidos em Caxias do Sul. No entanto, as barreiras nos acessos continuavam mantidas e permanentemente monitoradas, assim como o entorno do santuário. Por volta das 8h, o helicóptero da Brigada Militar (BM) também sobrevoou o santuário. A operação começou às 5h e seguirá até as 19h.

Estrada dos Romeiros 26.05.2020
Estrada dos Romeiros, onde normalmente ocorre um grande deslocamento de fiéis, estava vazia nesta manhã de terça-feiraFoto: André Fiedler / Agência RBS

 Leia também
No dia de Nossa Senhora de Caravaggio entenda como nasceu a devoção dos fiéis
"Quando tudo isso passar, vamos acolher a todos com alegria", diz padre de Caravaggio
"Sairemos desta situação fortalecidos humana e espiritualmente", afirma Bispo Dom José Gislon, em Caravaggio 

— Tivemos apenas três pessoas que vieram a pé de Caxias nesta segunda-feira (25). Elas chegaram às 10h40min, ao meio-dia e às 13h30min. Elas disseram que não sabiam que não era possível passar e depois de serem informadas, retornaram, mas não houve nenhum contratempo — conta o major Juliano Amaral, subcomandante do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM) de Farroupilha.

Caravaggio 26.05.2020
Helicóptero da BM sobrevoou o Santuário nesta manhãFoto: André Fiedler / Agência RBS

Neste último dia de romaria, a programação segue igual à do fim de semana, com missas às 8h, às 10h30min e às 17h. Às 14h ocorre a récita do terço e, às 15h, a Oração de Maria. A missa das 10h30min terá transmissão do pioneiro.com. Todas as celebrações também podem ser acompanhadas pelos perfis do santuário nas plataformas digitais.

Leia também
Prefeitura de Caxias do Sul confirma 133 infectados pelo coronavírus
Seis postos de saúde de Caxias ampliam horário de vacinação contra a gripe
Frei caxiense idealiza projeto para amenizar a pobreza no Haiti

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros