Chuva deve chegar até o final desta quinta-feira na Serra Gaúcha - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Clima 21/05/2020 | 07h40Atualizada em 21/05/2020 | 08h24

Chuva deve chegar até o final desta quinta-feira na Serra Gaúcha

Amanhecer é de céu encoberto na região, mas sol pode aparece durante o dia

Chuva deve chegar até o final desta quinta-feira na Serra Gaúcha Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

O tempo se manteve firme na maior parte do Rio Grande do Sul na quarta-feira (20). Porém, áreas de instabilidade se formaram no nordeste da Argentina e avançaram em direção à Fronteira Oeste, onde provocaram chuva forte à tarde. No restante do Estado, o sol predominou e as temperaturas subiram, passando ou ficando próximas de 30°C na maioria dos municípios. 

A instabilidade passa a atingir todo o território gaúcho nesta quinta-feira (21). Na Serra Gaúcha, a chuva deve chegar até o final do dia.  O céu tende a ficar fechado ao longo do dia, e o sol deve aparecer em alguns pontos, mas a instabilidade chega em forma de pancadas fortes, acompanhadas de raios e de vento intenso. 

De acordo com a Somar Meteorologia, a volta da chuva ao Rio Grande do Sul se deve à combinação de diferentes fatores: zonas de instabilidade formadas a mais de 10 quilômetros de altura, umidade existente a cerca de 1,5 quilômetro de altitude e atuação de uma área de baixa pressão atmosférica que se movimenta ao longo do dia e que dá origem a uma nova frente fria entre o RS e o Uruguai. 

Apesar do tempo chuvoso, as temperaturas seguem em elevação no Estado. A mínima do dia, 12°C foi registrada municípios da Serra: Antônio Prado, Campestre da Serra, Ipê, Pinhal da Serra e São Marcos. A máxima, 33°C, deve ser apontada em Palmitinho, no norte do RS. Em Bom Jesus, a temperatura varia entre 15°C e 24°C. Em Caxias do Sul, o dia amanhece com nebulosidade, mas o sol pode aparecer ao longo do dia. A mínima é de  15°C e a máxima de 23C°.

A chuva persiste na sexta-feira (22). Neste dia, são esperadas, em todo o Estado, pancadas de intensidade variada, indo de moderada a forte. Descargas elétricas e vento com aproximadamente 70 km/h também estão previstos. Segundo a Somar, ainda há possibilidade de queda de granizo nas regiões central, norte e noroeste do RS, a qualquer hora. Para o Litoral, a Marinha Brasileira emitiu alerta de ressaca no mar, com ondas de até 3 metros de altura. As temperaturas caem em relação aos dia anteriores. 

Leia também
Dois assassinatos são registrados em um intervalo de cerca de duas horas em Caxias
Cloroquina é contestada por médicos no tratamento de pacientes para o coronavírus"Não são só números, são famílias destruídas", diz filho de idosa de Garibaldi morta por covid-19


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros