Chove em 12 horas mais que em todo o mês de abril em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Tempo12/05/2020 | 11h26Atualizada em 12/05/2020 | 11h26

Chove em 12 horas mais que em todo o mês de abril em Caxias do Sul

Conforme engenheiro agrônomo, volume é suficiente para favorecer a produção rural

Chove em 12 horas mais que em todo o mês de abril em Caxias do Sul Flavia Noal / Agência RBS/Agência RBS
Entre noite de segunda e início da manhã de terça, a estação do Inmet registrou chuva de 38,3 milímetros em Caxias Foto: Flavia Noal / Agência RBS / Agência RBS

A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada junto ao aeroporto de Caxias do Sul registrou entre 20h55min de segunda-feira (11) e 8h45min desta terça-feira (12) 38,3 milímetros de chuva. A quantidade já é maior que em todo o mês de abril, quando choveu 29,9 milímetros. Entre 1º de maio e o domingo, o volume foi de 9,7 milímetros.

A chuva em uma quantidade considerável vem em boa hora, já que todo o Estado sofre com a estiagem há meses. O impacto na produção rural da Serra tem sido significativo tanto na agricultura quanto na criação de animais.

Conforme o engenheiro agrônomo do escritório regional da Emater em Caxias do Sul, Ênio Todeschini, a chuva neste momento traz uma colaboração importante para a recuperação da umidade do solo. Com isso, segundo ele, os agricultores podem fazer a semeadura porque antes havia dificuldade para a germinação. Além disso, o especialista explica que a poda das árvores também é favorecida, já que os produtores rurais evitavam o procedimento para não estressar ainda mais as plantas. Outro benefício é a recuperação da pastagem natural e semeadura da que é plantada para alimentar o gado de corte e de leite na região.

— Tanto as propriedades (rurais) quanto nas cidades, (essa chuva) não está recuperando o volume das vertentes, mas estacando a queda — explica Todeschini.

Segundo o engenheiro agrônomo, é preciso uma chuva de cerca de 100 milímetros para que comece a melhorar a condição das vertentes e dos locais de armazenamento de água, como barragens. A previsão é de que a chuva continue entre esta terça e quarta-feira, o que pode colaborar para que se aproxime deste volume desejado. De qualquer maneira, além dos benefícios diretos, Todeschini salienta que a chuva impacta positivamente no ânimo dos produtores rurais, que estão abalados com a condição desfavorável do tempo. 

Leia também
Dois são presos em operação contra golpe dos nudes em Caxias e Farroupilha
Questões sanitárias para a realização das eleições ainda são analisadas pela Justiça Eleitoral
Restaurante em Gramado se desculpa por cliente que dançou ao som do "meme do caixão" 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros