Celebrações de Santa Rita abençoam centenas de fiéis em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Religião22/05/2020 | 17h55Atualizada em 22/05/2020 | 17h55

Celebrações de Santa Rita abençoam centenas de fiéis em Caxias do Sul

Fiéis foram abençoados em drive-thru, na Igreja de São Pio X

Celebrações de Santa Rita abençoam centenas de fiéis em Caxias do Sul Carolina Freitas/Jornal Pioneiro
Foto: Carolina Freitas / Jornal Pioneiro

Neste ano, as homenagens a Santa Rita ocorreram no modo drive-thru, para evitar aglomerações nas proximidades da Igreja de São Pio X, no bairro Pio X, em Caxias do Sul. Os fiéis subiram o morro lateral da igreja, na rua Marcos Moreschi, para receber a oração especial dentro de seus carros. 

— Nós estamos tendo essa iniciativa este ano para ser uma opção para todos os devotos e devotas de Santa Rita, oportunizando que, diante da situação que estamos vivendo, que o povo que gosta de cultivar a sua devoção a Santa Rita, a Nossa Senhora, ou aos demais santos, possa fazer — conta o pároco da igreja, Izidoro Bigolin. 

 Leia mais:
Sem procissão, celebrações de Santa Rita terão drive thru e entrega de pãezinhos de mel em Caxias do Sul 

Caxienses participaram de celebrações a Santa Rita nesta sexta-feira (22), na igreja São Pio X. <!-- NICAID(14506355) -->
Cerca de 500 kits com pãezinhos e sachês de mel, acompanhados de uma medalhinha abençoada, foram preparadosFoto: Carolina Freitas / Jornal Pioneiro

Voluntários e o pároco da igreja também entregaram pãezinhos e sachês de mel, além de uma medalhinha abençoada. Centenas de devotos da Santa se fizeram presente na celebração. 

— Santa Rita de Cássia, me guia desde que eu me conheço por gente. E isso já faz mais de 60 anos — conta o devoto Luis Brum. 

As celebrações deste ano também engajaram novos fiéis. Que, já devotos de Santa Rita, participaram pela primeira vez da festividade religiosa. 

— Eu sou devoto há muitos anos, porque quando a gente pede e recebe, temos que agradecer — expõe Jorge da Rosa, 58, que participou pela primeira vez da celebração neste ano. 

Sem poder realizar a tradicional procissão, os religiosos inovaram. E a iniciativa foi bem aceita pelos fiéis que, dentro de seus veículos e usando máscaras, foram abençoados um a um.  

— Acho que a intenção vale, né. Para não deixar de vir, acho que temos que participar. Acho que é uma inovação para todos e o que vale é a fé mesmo — defende Marcia Porto, 54. 

Caxienses participaram de celebrações a Santa Rita nesta sexta-feira (22), na igreja São Pio X. <!-- NICAID(14506370) -->
Fiéis foram abençoados pelo pároco Izidoro BigolinFoto: Carolina Freitas / Jornal Pioneiro

Juliana Andretta, 42 anos, estava acompanhada dos filhos Laura Andretta, 8, e Lucas Andretta, 6, que são sobrinhos-netos do pároco Izidoro Bigolin. Segundo ela, eles adoram participar das celebrações religiosas. 

— Acho que essa parte é o que vai manter a gente ligada e a gente precisa desse fé para seguir em frente com tudo que está acontecendo — acredita Juliana Andretta.

Na primeira hora de celebração, diversos veículos se dirigiram até o entorno da igreja São Pio X. Conforme o pároco, inclusive, o número de fiéis engajados na homenagem a Santa Rita superou as expectativas. 

— O momento é difícil, é de sofrimento, é de dor. Mas o cristão e o devoto têm muita fé no senhor e a interseção da Santa. Preparamos em torno de 500 kits de lembranças e acho que vai nos faltar. Melhor, porque a expectativa está sendo superada — fala o pároco. 

Neste ano, ocorreram também missas em homenagem à data nos dias 19, 20 e 21 de maio. Nesta sexta-feira, haverá a última celebração em homenagem a Santa Rita, às 18h. Na Igreja, são permitidos apenas 80 fiéis, todos deverão usar máscara de proteção. Ela será  transmitida também pela página da igreja no facebook. 

Leia também:
Escolas municipais de Farroupilha reabrem na quarta-feira, mas sem aulas presenciais
Projeto de lei propõe desburocratizar setor de fretamento em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros