Caxias começa nova fase de campanha contra gripe com 35 mil doses de vacinas - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Saúde pública11/05/2020 | 11h10Atualizada em 11/05/2020 | 11h17

Caxias começa nova fase de campanha contra gripe com 35 mil doses de vacinas

A partir desta segunda, podem ser imunizadas crianças de seis meses a seis anos, mulheres até 45 após o parto, gestantes e pessoas com deficiência

Caxias começa nova fase de campanha contra gripe com 35 mil doses de vacinas André Ávila/Agencia RBS
Meta é vacinar 150 mil pessoas em Caxias e cerca de 80 mil já fizeram a imunização Foto: André Ávila / Agencia RBS

Uma nova etapa da campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (11) com foco em gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a seis anos incompletos e pessoas com deficiência. O três primeiros grupos somam pouco mais de 36 mil pessoas em Caxias do Sul. Já o número dos que se enquadram no último ainda está sendo calculado pelo Ministério da Saúde, devido à necessidade de uma atualização.

Em Caxias do Sul, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) recebem novos lotes da vacina até a quarta-feira (13). A Secretaria Municipal da Saúde organiza a destinação de 35 mil doses para os postos. A recomendação é que a população ligue antes para a unidade para verificar se há vacinas disponíveis, embora a maioria deva estar abastecida por doses recebidas na semana passada.

Leia mais
Municípios da Serra Gaúcha vacinam idosos mesmo após chegar a 100% do número projetado

Além dos quatro novos grupos incluídos a partir desta semana, podem se vacinar idosos, profissionais da saúde, doentes crônicos, presos, adolescentes que cumprem medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, membros das forças de segurança e salvamento, povos indígenas e trabalhadores portuários. Já os professores e quem está na faixa dos 55 aos 59 anos terão a vacinação liberada na próxima segunda-feira (18).

A meta é vacinar 150 mil pessoas em Caxias e cerca de 80 mil já fizeram a imunização. Grupos como profissionais da saúde e idosos têm alta taxa de imunização e já ultrapassaram os 100%. Por outro lado, a Vigilância Epidemiológica manifesta uma preocupação com os caminhoneiros. Como este é o primeiro ano que este grupo é incluído, não há um quantitativo estimado. Até agora, foram 634 imunizados na cidade.  

— Para um município do tamanho de Caxias, é pouco. Mesmo em trânsito, eles podem parar em qualquer local e fazer a vacina, não precisa ser na cidade onde moram — explica a diretora interina da Vigilância Epidemiológica de Caxias, Rita Mota.

A vacina contra a gripe não imuniza contra o coronavírus, mas ajuda no combate à pandemia. É que ela pode ajudar a descartar o diagnóstico de agravamento de síndrome respiratória pela influenza. Além disso, com menos pessoas doentes por causa da gripe, há mais leitos disponíveis para tratamento da covid-19.  

Leia também
Aquisição de farol de busca possibilita operações noturnas com helicóptero da BM em Caxias
Amanhecer de céu claro e sol marcam segunda-feira na Serra Gaúcha
Reinvenção na pandemia: Histórias de quem mudou o foco para seguir no mercado e enfrentar a crise

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros