Casa de repouso de Farroupilha tem 11 casos positivos para coronavírus - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

covid-1901/05/2020 | 15h52Atualizada em 01/05/2020 | 18h14

Casa de repouso de Farroupilha tem 11 casos positivos para coronavírus

Número foi informado pelo prefeito Claiton Gonçalves. Idosos entre 84 e 96 anos passam bem e serão monitorados em isolamento

Casa de repouso de Farroupilha tem 11 casos positivos para coronavírus Porthus Junior/Agencia RBS
Até esta quinta-feira (30), 34 casos de covid-19 estavam confirmados em Farroupilha Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A prefeitura de Farroupilha anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (1º), a contaminação por coronavírus detectada em uma casa de repouso que possui duas unidades no município. Dos 24 testes aplicados pela Secretaria Municipal de Saúde na Viveamore Casa de Repouso, 11 tiveram resultado positivo, sendo seis funcionários e cinco idosos, com idades entre 84 e 96 anos.

Embora o prefeito Claiton Gonçalves tenha informado, em transmissão ao vivo pelo Facebook, que uma das casas não havia confirmações para a doença e que todos estavam em isolamento nas respectivas unidades, o diretor-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Davi Almeida, confirmou que as duas tiveram casos notificados.

Segundo ele, o foco maior foi na unidade do bairro Planalto, com 10 casos, sendo cinco cuidadores que passam bem e estão em isolamento, e cinco idosos que passam por atendimento médico, não havendo confirmação se haverá necessidade de internação para tratamento. Um caso isolado foi confirmado na unidade do Pio X, sendo esta uma funcionária que teria relação familiar com uma das cuidadoras contaminadas na outra casa.

Ainda de acordo com o diretor-geral, os testes foram aplicados em uma força tarefa que teve início imediato tão logo a prefeitura teve conhecimento do resultado positivo para covid-19 da proprietária da casa de repouso. A partir disso, foram aplicados os testes em pessoas sintomáticas de ambas unidades, em conformidade com o protocolo orientado pelo Ministério da Saúde. Ele afirma que familiares e outras pessoas de convívio das pessoas infectadas estão sendo rastreados pela prefeitura ao longo do dia e que, pelo menos, outros seis casos devem ser confirmados.

Os novos casos notificados foram adicionados ao boletim epidemológico desta sexta-feira, totalizando 45 pacientes da covid-19. Almeida afirma que um acompanhamento mais intenso será realizado nas demais casas de repouso da cidade, assim como vem ocorrendo com os cerca de 150 trabalhadores que atuam em frigoríficos da cidade e região.

— Vamos intensificar a investigação nestes grupos, entrando em contato com familiares e testando todos que apresentarem sintomas. Não importa se teremos um aumento quantitativo, o que importa é que a gente possa isolar e atender a essas pessoas — afirma o diretor.

OUTROS NÚMEROS

A administração da Viveamore Casa de Repouso confirmou nesta tarde que 24 testes foram aplicados, mas diz que apenas oito deram positivo para a covid-19, somente na unidade do bairro Planalto. Destes, dois seriam funcionários e oito idosos, com idades acima de 80 anos. 

De acordo com um dos proprietários do local, Alexandre Biondo, desde o início da pandemia todos os cuidados vinham sendo tomados, inclusive com a suspensão de visitas, medida de proteção adotada, segundo ele, há mais de um mês.

Uma reunião da equipe de enfrentamento ao coronavírus da prefeitura, realizada na tarde desta sexta-feira, deu início a um processo de reavaliação do decreto vigente. Um encontro da prefeitura com entidades representativas da cidade está marcado para a manhã deste sábado (2), dando sequência à elaboração de um novo planejamento.

Leia também
Tarifa de ônibus sobe para R$ 4,25 na próxima segunda-feira em Farroupilha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros