Baixo nível de barragem causa coloração da água em bairros da zona norte de Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Sistema Maestra19/05/2020 | 08h53Atualizada em 19/05/2020 | 09h39

Baixo nível de barragem causa coloração da água em bairros da zona norte de Caxias

Samae fará manutenção na rede a partir desta terça-feira (19) para tentar solucionar o problema

Baixo nível de barragem causa coloração da água em bairros da zona norte de Caxias Samae/Divulgação
Sistema Maestra atende a zona norte de Caxias Foto: Samae / Divulgação

A coloração da água em bairros da zona norte de Caxias do Sul é causada pelo baixo nível da represa do sistema Maestra. A constatação é de técnicos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Atualmente, a barragem opera com 66,5% da capacidade.

Leia mais
Samae volta a entregar faturas nas residências a partir desta sexta-feira em Caxias do Sul

Conforme o diretor-presidente da autarquia, Ângelo Barcarolo, a água com aspecto amarelado começou a chegar na casa dos consumidores há cerca de 15 dias. Os especialistas ainda avaliam a causa exata da turbidez, mas ele afirma que não há risco para o consumo.

— Toda a água emanada pelo Samae passa por um sistema de rigoroso de análise. É evidente que há a questão da coloração, mas a potabilidade está garantida — afirma.

Segundo a autarquia, sempre que há mudanças nos níveis, são necessárias alterações na forma de captação e tratamento, que já foram adotadas. O objetivo é evitar danos estruturais na rede e a entrada de partículas, que podem ser conduzidas pela tubulação durante a distribuição de água.

Para tentar solucionar o problema, as equipes passaram a abastecer parte do sistema Maestra com água dos sistemas Faxinal e Marrecas, além de fazer limpeza frequente na rede. A partir desta terça-feira (19), contudo, novas ações, que podem causar impacto no abastecimento, serão adotadas. Os trabalhos estão programados para ocorrer em horários alternativos para minimizar os transtornos.

Nesta terça, equipes realizarão a limpeza do decantador do sistema de tratamento, enquanto a limpeza geral da adutora ocorre nesta quarta-feira (20). Já na próxima segunda-feira (25), será realizada a limpeza do reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Celeste Gobbato, que acarretará interrupção no abastecimento. A previsão é que o serviço seja normalizado na madrugada de terça-feira (26). Os outros sistemas de abastecimento da cidade não apresentam problemas.

Bairros atendidos pelo sistema Maestra

Belo Horizonte, Beltrão de Queiroz, Cânyon, Centenário, Cinquentenário, Cohab, Colina Sorriso, Covolan, Garbin, Jardim do Sol, Jardim Embaixador, Jardim Itália, Jardim Santa Lúcia, Luxor, Mattioda, Moinhos de Vento, Moinho Germani, Monte Castelo, Nossa Sra. da Saúde, Nossa Sra. da Paz, Nossa Sra. de Fátima, Parque dos Vinhedos, Parque Oásis, Pio X, Pioneiro, Pôr-do-Sol, Reolon, Santa Catarina, Santa Fé, Santo Antônio, São José, São Luiz, São Pelegrino, Tijuca, Universitário, Vale Verde, Veneza, Vila Industrial e Vila Ipê.

Leia também
Crise social da pandemia deve manter crescimento da miséria em Caxias do Sul
Entidades esportivas de Caxias do Sul solicitam a Eduardo Leite troca da bandeira sanitária  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros