VÍDEO: Empresa caxiense desenvolve equipamento de desinfecção de pessoas e animais - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Coronavírus24/04/2020 | 18h05Atualizada em 24/04/2020 | 18h05

VÍDEO: Empresa caxiense desenvolve equipamento de desinfecção de pessoas e animais

Pórtico com equipamento de irrigação é abastecido com produto à base de óleos naturais, inofensivos à saúde e ao meio ambiente

VÍDEO: Empresa caxiense desenvolve equipamento de desinfecção de pessoas e animais Milena Schäfer/Agência RBS
Um dos formatos possíveis do equipamento está instalado desde quinta-feira (23) na entrada da CIC para demonstração Foto: Milena Schäfer / Agência RBS

A preocupação com o contágio de coronavírus em espaços públicos, como hospitais, supermercados e empresas industriais, por exemplo, pode ser solucionada após a mais recente invenção do Grupo Hivex, de Caxias do Sul. Após um período de estudos e adaptação das tecnologias que já utilizavam em processos de esterilização, os profissionais desenvolveram o Portico Ahalix Life Clean.

O nome pode até parecer complicado, mas o produto visa simplificar os inúmeros cuidados de higienização necessários para o acesso de pessoas a locais considerados de risco diante da pandemia, evitando, sobretudo, que o vírus seja levado de fora para dentro do ambiente. 

Desde quinta-feira (23), uma das versões da estrutura está instalada na entrada da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, como forma demonstração do produto que, segundo seus criadores, já está sendo comercializado na região e também para empresas de São Paulo.

Como funciona

Por meio de um sistema de irrigação ativado por sensor, que libera uma espécie de névoa, o equipamento é montado em forma de corredor, garantindo a desinfecção de vírus e outros microorganismos com a exposição ao fluido por uma média de 12 segundos.

A esterilização dura quatro horas, sendo que o tempo pode variar dependendo do contato posterior que se tenha com superfícies e outros materiais contaminados. Segundo um dos engenheiros responsáveis, Alexandre Uez, o fluido é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), altamente eficaz, composto por óleos naturais, sem agredir à saúde e ao meio ambiente.

— Vimos que outros modelos já desenvolvidos aqui utilizam hipoclorito de sódio, desinfetante que não é respirável e exige que as pessoas utilizem máscaras especiais e óculos de proteção para serem desinfetadas. Pensamos em algo que fosse mais prático e não agredisse a saúde, é biodegradável, podendo ser usado pelas pessoas e até seus animais de estimação — explica o engenheiro.

Grupo Hivex criou solução para desinfecção das pessoas no acesso a espaços públicos com produto à base de óleo natural, biodegradável e não prejudicial à saúde. Modelo que já está sendo comercializado para indústria e outros setores da cidade e região foi instalado na CIC Caxias do Sul para demonstração.<!-- NICAID(14485371) -->
Foto: Milena Schäfer / Agência RBS

Segundo ele, outros diferenciais buscados durante o desenvolvimento da estrutura foram a mobilidade — é facilmente desmontável, com apenas 10 parafusos — e o baixo custo do equipamento. Uez conta que a solução é pensada conforme a necessidade de cada estabelecimento, dependendo também do número de desinfecções necessárias por dia ou por hora. Atualmente, o preço varia entre R$ 5,5 mil e R$ 7 mil. 

Leia também
Professores se reinventam para dar continuidade às aulas durante isolamento social

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros