Uso de máscaras para prevenir coronavírus pode se tornar obrigatório em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Covid-19 21/04/2020 | 14h05Atualizada em 21/04/2020 | 14h22

Uso de máscaras para prevenir coronavírus pode se tornar obrigatório em Caxias do Sul

Prefeitura estuda ampliar a medida para toda a comunidade a partir da próxima semana

Uso de máscaras para prevenir coronavírus pode se tornar obrigatório em Caxias do Sul Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

O uso de máscaras pode se tornar obrigatório em Caxias do Sul a partir da próxima semana. A medida é avaliada pela prefeitura como uma das maneiras de evitar o contágio pelo novo coronavírus na cidade. Usar a máscara já é obrigatório, desde o último dia 17, para ingressar em estabelecimentos comerciais do município. As regras constam no decreto que autoriza a abertura das lojas, incluindo os shoppings. 

A proteção para funcionários e clientes de supermercados, farmácias, restaurantes e na indústria também já consta como medida de prevenção em decretos anteriores publicados pelo município. Com a retomada do funcionamento de academias, estúdios de pilates e serviços de saúde, o uso também passa a ser obrigatório por parte dos professores e alunos. A ideia agora é intensificar o combate à epidemia, ampliando o uso.

Leia mais  
Decreto obriga uso de máscara ao entrar em lojas de Caxias do Sul
Decreto determina distanciamento de quatro metros entre frequentadores de academias em Caxias

O vice-prefeito e secretário do Planejamento, Elói Frizzo, afirma que o município intensificou nas últimas semanas a campanha do uso de máscara pela população devido às flexibilizações.

- Há estudos que (dizem que a) máscara reduz em mais de 50% o contágio do coronavírus, que é pelas secreções. Temos em nosso site o passo a passo como fazer a máscara de pano, com molde e vídeo explicativo. Estamos com campanha de arrecadação de tecidos, para o Banco do Vestuário confeccionar. Acreditamos que podemos exigir a utilização da máscara por todos, inclusive no transporte coletivo, e quem vai nos ajudar a fiscalizar é a própria comunidade - explica.

A campanha do uso de máscara também abrange o serviço público municipal. No centro administrativo só é permitida a entrada com o uso da proteção. 

- Focamos, no primeiro momento, na proteção aos servidores da área da saúde. Agora, estamos comprando os EPIs (equipamentos de proteção individual) para os demais servidores que ainda não possuem, porque já estamos com 50% deles de volta ao trabalho.

Leia também
"Como médico estava confiante, mas como filho tive medo", diz filho de mulher em tratamento conta o coronavírus em Caxias
Prefeitura de Caxias já interditou 80 estabelecimentos que descumpriram medidas de contenção do coronavírus
Banco de Alimentos de Caxias do Sul abre conta bancária para doações


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros