"Todos pacientes estão sendo tratados com cloroquina", diz enfermeira da Vigilância em Saúde de Vacaria - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Pandemia08/04/2020 | 18h17Atualizada em 19/04/2020 | 11h50

"Todos pacientes estão sendo tratados com cloroquina", diz enfermeira da Vigilância em Saúde de Vacaria

Cidade do Campos de Cima da Serra teve primeiro caso confirmado nesta quarta-feira (8)

"Todos pacientes estão sendo tratados com cloroquina", diz enfermeira da Vigilância em Saúde de Vacaria Félix Zucco/Agencia RBS
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Vacaria é uma das cidades que entraram no mapa do coronavírus, nesta quarta-feira. Um homem de 49 anos, que é caminhoneiro, testou positivo para a covid-19 e está internado no hospital da cidade dos Campos de Cima da Serra. Ele é o primeiro paciente confirmado e está próximo de receber alta.

Leia mais
Rio Grande do Sul chega a 10 mortes por coronavírus
Vacinação contra a gripe recomeça em municípios da Serra Gaúcha

Recentemente, o caminhoneiro esteve viajando ao Nordeste, passando também por São Paulo, centro da pandemia no país. Ao chegar na cidade, já com alguns sintomas, ele se colocou em isolamento. Na coletiva da enfermeira Rosana Nery, responsável pela Vigilância em Saúde do município, ela especificou o tratamento oferecido ao paciente.

— Pela piora do quadro em que se encontrava, ele buscou atendimento médico. Como estamos com a rede estruturada, esse paciente foi hospitalizado e colocado em isolamento. (Ele) não precisou ser internado em UTI e começou o tratamento com cloroquina, que é o fármaco indicado para o tratamento do coronavírus, e mantêm-se bem. O tratamento encerrou hoje (quarta-feira), ele ainda fará uma tomografia e já está liberado do isolamento de 14 dias — disse Rosana.

Questionada ao final da entrevista coletiva sobre o medicamento, que foi liberado pelo Ministério da Saúde para ser utilizado em pacientes que estão em estado grave, a enfermeira reforçou que a cloroquina está sendo usada em pessoas com sintomas mais avançados da doença.

— Todos os pacientes estão sendo tratados com cloroquina. O município já solicitou e está utilizando o medicamento na parte assistencial, mesmo os casos que não são graves — afirma a enfermeira.

A região dos Campos de Cima da Serra ainda tem um óbito em investigação, um paciente de Pinhal da Serra. Ele faleceu em Vacaria e o exame ainda está sendo aguardado.

Leia também
Estudantes cumprem desafio e doam máscaras para trabalhadores do comércio de São Marcos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros