Saiba como fazer uma máscara de pano sem máquina de costura - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Proteção06/04/2020 | 21h34Atualizada em 06/04/2020 | 21h56

Saiba como fazer uma máscara de pano sem máquina de costura

Modelo feito com materiais acessíveis foi divulgado nas redes pelas caxienses da Marias Lavrandeiras

Saiba como fazer uma máscara de pano sem máquina de costura Divulgação / Marias Lavrandeiras/Marias Lavrandeiras
A peça pode ser usada por até duas horas, sendo reaproveitável após lavada com água e sabão Foto: Divulgação / Marias Lavrandeiras / Marias Lavrandeiras

Retalhos de tecidos, agulha, linha, tesoura, papel, régua, caneta e até filtro de café. Você não vai precisar de nada mais que isso para confeccionar a máscara caseira sugerida pelas caxienses da Marias Lavrandeiras. O modelo, desenvolvido a partir de referências e adaptações, possibilita a confecção de máscara adulta e infantil. A peça pode ser usada por até duas horas, sendo reaproveitável após lavada com água e sabão.

A marca, que produz camisetas e moletons artesanalmente há dez anos na cidade, está se reorganizando após suspender a produção por conta da pandemia. Neste contexto, bem como diante da falta de máscaras no mercado e da orientação do Ministério da Saúde quanto ao uso do item como forma de proteção, as irmãs historiadoras Paula e Pâmela Cervelin Grassi — que estão à frente da Marias Lavrandeiras — acharam uma boa ideia compartilhar o passo a passo com o máximo de pessoas possível.

— Achamos interessante divulgar o tutorial que permite as pessoas confeccionarem em suas casas, com material alternativo e sem a necessidade de uma máquina de costura — conta Paula.

Desde o início do isolamento na cidade, as irmãs optaram por parar o atelier em nome da preservação da saúde, sobretudo da mãe, que além de inspirar o nome da marca — Maria — também colabora na produção das peças e integra o grupo de risco pelo fator idade.

"Nesses tempos de pandemia,  o isolamento social é a melhor medida preventiva. Caso você precise sair de casa por alguma urgência, como ir ao mercado, um método recomendado é o uso de máscaras para proteção física", relatam as empreendedoras na introdução do tutorial, disponibilizado por meio do Instagram/@marias.lavrandeiras.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a população em geral deve priorizar o uso de máscaras caseiras como forma de proteção, uma vez que o uso das versões cirúrgicas é indicado para profissionais da saúde e outros casos específicos.

Mesmo a versão caseira sendo menos eficaz, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que ela pode ser, sim, uma forma de diminuir a contaminação — que também se dá por pessoas que não apresentem os sintomas da covid-19. Independente disso, evitar sair de casa e manter a higiene frequente das mãos, lavando com água e sabão, ainda são as principais recomendações de prevenção.

Confirma o passo a passo:

:: Materiais
Retalhos de tecido (preferencialmente tricoline e algodão) e filtro de café (ou novamente tricoline e algodão), agulha, linha, tesoura, papel, régua e caneta. Quanto mais fechada for a trama do tecido usado como filtro, melhor.

:: Interpretando o molde

Foto: Divulgação / Marias Lavrandeiras

Desenhe um quadrado de 15x15cm e marque os pontos, de acordo com cada medida. Trace os pontos. Há dois tamanhos, uma versão adulta e outra infantil (traçado pontilhado).

:: Corte do tecido

Foto: Divulgação / Marias Lavrandeiras

:: Linha e agulha em mãos

Foto: Divulgação / Marias Lavrandeiras

O método da costura é o alinhavo, isto é, com agulha e linha, nos pontos indicados em amarelo. Faça dois ou três alinhavos, para reforçar a costura.

:: Sobreposição dos tecidos

Foto: Divulgação / Marias Lavrandeiras

:: Tiras laterais

Foto: Divulgação / Marias Lavrandeiras

Posicione as tiras em cada lateral ainda aberta e alinhave.

Foto: Divulgação / Marias Lavrandeiras

Leia também
UCS terá centro específico para diagnóstico do novo coronavírus em Caxias do Sul


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros