Pela primeira vez na história, Romaria de Caravaggio será exclusivamente virtual - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Inédito28/04/2020 | 18h06Atualizada em 28/04/2020 | 18h13

Pela primeira vez na história, Romaria de Caravaggio será exclusivamente virtual

Missas e celebrações da 141ª edição ocorrerão em cinco horários ao longo do dia 26 de maio

Pela primeira vez na história, Romaria de Caravaggio será exclusivamente virtual Lucas Amorelli/Agencia RBS
No ano passado, conforme a equipe diocesana, 130 mil fiéis foram ao Santuário em dois dias de programação Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, não ocorrerá como de costume, a fim de evitar aglomerações em meio à pandemia de coronavírus. Neste ano, a programação será de forma online, com missas e celebrações de portas fechadas e sem a presença de público, em cinco horários ao longo do dia 26 de maio. 

A previsão é que ocorram celebrações de missas às 8h, 10h30min e 17h. Além disso, às 14h haverá récita do terço, e às 15h terá Oração Mariana. As transmissões serão veiculadas na Rádio Miriam, Rádio Mãe de Deus, e nas redes sociais do Santuário de Caravaggio

— A aglomeração de devotos seria neste momento um contra testemunho. Colocaríamos em risco todo o trabalho até aqui realizado e nos tornaríamos o foco vetor de disseminação da doença — defende o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.  

Esta é a primeira vez que a romaria ocorrerá apenas de forma online. O lema da festa será “Ó Maria, mãe compassiva, ajudai-nos a cuidar o dom da vida!”. Conforme a equipe diocesana, este é um pedido para que Nossa Senhora dê forças à população diante da situação atual. 

— É um tempo diferente. Exige de nós humildade e responsabilidade. Humildade porque estamos diante de um limite para o ser humano; não podemos tudo. Responsabilidade porque precisamos nos proteger e cuidar da vida, evitando a propagação do novo coronavírus — comunica o padre. 

No ano passado, conforme a equipe diocesana, 130 mil fiéis foram ao Santuário em dois dias de programação.  

Em busca de parceiros
A equipe do Santuário está buscando parceiros para promover a circulação da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, que está fixada no Santuário, em um caminhão, por cidades da Serra Gaúcha. A ideia é emocionar a comunidade dos municípios serranos. 

Campanha nas redes sociais
Nos próximos dias, haverá uma campanha, nas redes sociais do Santuário, incentivando que os fiéis compartilhem fotos de edições anteriores da Romaria de Caravaggio. Ou qualquer outra manifestação de fé. Para isso, devem utilizar a #Caravaggio2020. 

Promessas feitas
Os fiéis que fizeram promessas de ir a pé até o Santuário, no dia 26 de maio, estão convidados a cumprir o que prometeram de outra forma: doando alimento aos pobres.

— A pessoa que tem uma promessa e não vai poder cumprir este ano está dispensada ao fazer a entrega de alimentos para entidades que estão promovendo arrecadações e destinando aos pobres. É a caminhada solidária em que a pessoa destina alimentos em nome de sua fé a Nossa Senhora de Caravaggio para pessoas que precisam muito neste momento — explica o reitor. 

Leia também:
Bento registra 22 casos em um dia e já chega a 73 infectados pelo coronavírus
Uma ligação ao 190 evitou um roubo a residência em Caxias do Sul nesta terça-feira

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros