Novas doses da vacina da gripe se esgotam em sete UBSs de Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Imunização23/04/2020 | 13h53Atualizada em 23/04/2020 | 13h53

Novas doses da vacina da gripe se esgotam em sete UBSs de Caxias do Sul

Ainda na manhã desta quinta-feira, alguns postos já haviam aplicado todas as doses

Novas doses da vacina da gripe se esgotam em sete UBSs de Caxias do Sul Tadeu Vilani/Agencia RBS
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

As novas doses da vacina contra a gripe em Caxias do Sul, que foram disponibilizadas nesta quinta-feira (23), em parte dos postos de saúde da cidade, se esgotaram ainda na parte da manhã em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ao todo, a cidade havia recebido 7,7 mil doses, que foram distribuídas em 33 dos 49 postos do município.

Leia Mais
Caxias do Sul recebe mais 7,7 mil doses de vacina contra a gripe

Na parte final da manhã, as doses já haviam terminado nas UBSs Fátima Alto, São Leopoldo, Madureira, Galópolis, Ana Rech, Cristo Redentor e Santa Lúcia Cohab. Confira aqui todos os postos de saúde que receberam as doses para aplicação nesta quinta.

A campanha de vacinação na rede pública está na segunda fase, que, além de pessoas a partir dos 60 anos de idade e profissionais da saúde, que podem receber as doses desde a primeira etapa da campanha, contempla também motoristas, doentes crônicos, povos indígenas, profissionais de segurança e salvamento, funcionários de portos, população privada de liberdade, jovens que cumprem medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Conforme a titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Tatiane Fiorio, não há uma data exata prevista para a chegada de novas doses. As vacinas são remetidas pelo laboratório fabricante ao Ministério da Saúde na medida em que são feitas, diante de um cenário de alta demanda neste ano; o Ministério, por suas vez, encaminha aos estados, que repassam aos municípios.

- Pelo que temos visto durante a campanha, novas doses têm chegado a cada semana - comenta Tatiane.

A próxima fase da campanha começa no dia 9 de maio, e vai incluir professores, crianças de seis meses até seis anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência. Os grupos já contemplados nas primeiras fases vão continuar podendo receber a vacina nos postos de saúde.

Rede particular

Já na rede particular, a demanda acima do normal neste ano, em meio à pandemia de coronavírus, faz com que haja uma dificuldade geral de as operadoras de planos de saúde e clínicas oferecerem novas doses.

Conforme o Círculo Saúde, não há doses sendo aplicadas no momento e o laboratório fornecedor não deu nova previsão. A operadora mantém pedido junto ao fornecedor, no aguardo de eventualmente ser liberado um novo lote.

Já a Unimed não aplicará novas doses. Conforme a operadora, a última remessa chegou na segunda semana de abril e para serem destinadas a pessoas que já haviam agendado a vacina anteriormente. Dessa forma, não haverá novos agendamentos ou novas remessas.

No caso do Fátima, a operadora tem um convênio com as redes de farmácias Panvel e São João, além da clínica São Lucas. Até o fim da manhã desta quinta (23), a operadora havia informado que a farmácia São João e a Clínica São Lucas estão sem doses e sem previsão de receber novas remessas.

Leia Também
Médico de Bento Gonçalves participa de projeto para recriar respirador inventado nos anos 1950

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros