Mais 500 caxienses devem ser testados neste final de semana - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Pesquisa25/04/2020 | 13h03Atualizada em 25/04/2020 | 14h41

Mais 500 caxienses devem ser testados neste final de semana

Esta será segunda etapa do estudo para mapear os casos de coronavírus no Estado 

Mais 500 caxienses devem ser testados neste final de semana Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Alunos da UCS participaram da primeira fase da pesquisa nos dias 11, 12 e 13 de abril Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O estudo sobre coronavírus no Rio Grande do Sul chega a segunda etapa neste final de semana. Entre este sábado e domingo, os pesquisadores devem visitar mais 500 domicílios de Caxias do Sul para aplicar um questionário e fazer testes rápidos nos moradores. 

Leia mais
Para romper barreiras do diagnóstico, UCS projeta abrir centro de testes na próxima semana em Caxias

A meta é abranger 4,5 mil pessoas nas nove cidades gaúchas que participam da pesquisa – além de Caxias, Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí e Passo Fundo. Em cada município, são sorteados aleatoriamente os domicílios a serem visitados. Em cada casa, um novo sorteio determina o morador que irá realizar o teste rápido.

A pesquisa é inédita e foi encomendada pelo governo do Estado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que a realiza em parceria com outras 12 instituições de Ensino Superior, entre elas a Universidade de Caxias do Sul (UCS). O objetivo é mapear os casos de coronavírus em solo gaúcho, avaliar a velocidade de disseminação da covid-19 e fornecer subsídios para estratégias de saúde pública baseadas em evidências científicas. 

Por meio do estudo é possível saber quantas pessoas já tiveram contato com o vírus, tendo ou não apresentado sintomas, e obter a evolução quinzenal do contágio no Estado. Na primeira fase, ocorrida nos dias 11, 12 e 13 de abril, os dados apontaram que o número de pessoas que já contraíram o vírus é cerca de sete vezes maior do que o de casos notificados.

Para que o estudo alcance o número de pessoas necessário, é preciso que a população receba os entrevistadores. São profissionais voluntários da área de saúde, com identificação do estudo e com equipamentos de proteção individual, como máscaras, óculos, luvas e jalecos. A pesquisa tem o apoio das secretarias de saúde, centros de vigilância epidemiológica e órgãos de segurança pública municipais.

– O objetivo do estudo é avaliar a evolução da pandemia no estado através de medidas seriadas dos resultados da sorologia contra a covid-19. Então, as diferentes rodadas da pesquisa a cada 15 dias nos permitirão esta avaliação, assim como estão as medidas de isolamento social nos diferentes municípios – explicou a epidemiologista Mariângela Silveira, que integra a comissão de pesquisa na UFPel.

Como funciona

Durante a visita, os entrevistadores aplicam um breve questionário e coletam uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. O teste rápido detecta a presença de anticorpos, que são defesas produzidas pelo organismo somente depois de sete a dez dias da data de contágio pelo vírus. Dentro desse período, o resultado pode apontar negativo, mesmo que a pessoa tenha contraído o coronavírus. Em caso de resultado positivo, os participantes recebem um informativo com orientações e, em seguida, são contatados para acompanhamento e suporte da secretaria de saúde local.

A previsão é de que os resultados sejam divulgados pela coordenação da pesquisa e governo do Estado na terça-feira. Serão apresentados em separado e também em uma publicação com a somatória dos dados da primeira fase. O estudo é financiado pela Unimed Porto Alegre e Instituto Cultural Floresta, ambos do Estado, e Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro, no valor de R$ 1,5 milhão. O cronograma inclui uma terceira e quarta fases previstas para ocorrerem de 9 a 11 de maio e de 23 a 25 de maio, respectivamente.

Leia também:
UCS aguarda convênio para começar testes para covid-19

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros