Hospital de Caxias terá áreas de descanso para profissionais que enfrentam o coronavírus - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Iniciativa18/04/2020 | 15h02Atualizada em 18/04/2020 | 17h04

Hospital de Caxias terá áreas de descanso para profissionais que enfrentam o coronavírus

Virvi Ramos é o primeiro da cidade a ser beneficiado com doação do coletivo Arquitetos Voluntários 

Hospital de Caxias terá áreas de descanso para profissionais que enfrentam o coronavírus Coletivo Arquitetos Voluntários/Divulgação
Hospital de Caxias terá áreas de descanso para profissionais que enfrentam o coronavírus Foto: Coletivo Arquitetos Voluntários / Divulgação

O Hospital Virvi Ramos de Caxias do Sul será a primeira instituição hospitalar da cidade a receber a doação de ambientes projetados pelo coletivo Arquitetos Voluntários. O Virvi terá dois ambientes de descompressão projetados pelos arquitetos para ajudar os profissionais de saúde que atuam no combate da epidemia da covid-19. A ideia é criar salas para que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários do hospital descansem e diminuam o estresse entre as jornadas de trabalho. As áreas já estão em construção: serão duas salas de descanso com copa acoplada em dois ambientes de 18m² cada. 

Leia mais
Hospital Virvi Ramos, de Caxias, terá pronto-atendimento exclusivo para pacientes com doenças respiratórias
Secretário de Saúde elogia a estrutura do Hospital de Campanha no Virvi Ramos, em Caxias do Sul

Em Caxias, o projeto está sob o comando do arquiteto Marcelo Minuscoli em parceria com a arquiteta Adriane Karkow, que reuniu um time de profissionais da cidade para colaborar com os voluntários em sua primeira ação fora da região de Porto Alegre. Os arquitetos Janete Dariva, Thaís Suzin, Tagir Fattori e Débora Mensch se uniram à iniciativa.

- Estamos focados em atingir o maior número de hospitais possível, mas precisamos sempre lembrar da responsabilidade da ação e do pouco tempo que temos para projetar e implantar esses espaços - diz Minuscoli.

Hospital de Caxias ganha salas de descanso<!-- NICAID(14481295) -->
Hospital de Caxias terá áreas de descanso para profissionais que enfrentam o coronavírusFoto: Coletivo Arquitetos Voluntários / Divulgação

A Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, acredita que os novos espaços trarão benefícios em meio a um ambiente de tensão em função da pandemia de coronavírus:

- Neste momento em que a maioria das empresas estão focadas em estruturar equipes, adquirir insumos e equipamentos e definir protocolos de atendimento, parabenizo o grupo de arquitetos voluntários pela iniciativa. No cenário atual, não teríamos condições de investir em um ambiente assim, diferenciado, com um olhar de profissionais especializados, que certamente trará muito conforto e valorizará o espaço de descanso de nossos colaboradores que estão na linha de frente.

Ela agradece à iniciativa:

- Somos muito gratos ao trabalho dos Arquitetos Voluntários e tenho convicção de que essas novas salas irão propiciar um ambiente mais leve e alegre em meio a tantas demandas que estão por vir.

Sobre os Arquitetos Voluntários:

Arquitetos Voluntários é um coletivo que está organizando uma força tarefa para construir espaços temporários e definitivos de descompressão para profissionais da saúde de hospitais públicos de Porto Alegre, região metropolitana e Serra. O grupo, que tem como idealizadora e diretora a arquiteta Daniela Giffoni, e é composto pelos mentores e arquitetos Aline Fuhrmeister, Bianca Russo, Dani Giffoni, Erika Listo, Felipe Helfer, Karen Feldman e Marcelo Minuscoli.

Leia também
Bares, academia e quadra de esportes são fechados durante operação em Caxias do Sul
Caxiense convida pessoas a escreverem cartas para manter esperança durante isolamento social
Máscaras são distribuídas gratuitamente à população em São Francisco de Paula

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros