Hóspedes de hotel em Gramado são liberados de quarentena depois de turista ser curada de coronavírus - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Pandemia 01/04/2020 | 18h23Atualizada em 01/04/2020 | 18h23

Hóspedes de hotel em Gramado são liberados de quarentena depois de turista ser curada de coronavírus

Esta é a segunda paciente que se recupera do vírus no município

Hóspedes de hotel em Gramado são liberados de quarentena depois de turista ser curada de coronavírus Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Hóspedes e funcionários de um hotel de Gramado foram liberados da quarentena nesta quarta-feira (1º). Ao todo, 26 pessoas estavam isoladas desde o dia 22 de março depois de uma turista ser diagnosticada com coronavírus. A moradora de São Paulo está curada e foi liberada para voltar para casa. A informação foi repassada pela Secretaria de Saúde de Gramado.

Leia mais
Serra chega a 48 horas sem testar novos casos positivos para o coronavírus

Os demais hóspedes e funcionários também foram liberados para voltarem para suas casas. A decisão de liberação do isolamento veio a partir do diagnóstico de médicos e enfermeiras, de cura da paciente, após o período de 14 dias em quarentena recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde.

Durante o isolamento, o COE (Centro de Operações de Emergências) de Gramado estava disponível durante 24 horas para avaliar qualquer sintoma ou problema que surgisse na paciente. Constantemente, a equipe entrava em contato com os responsáveis pelo hotel, para acompanhar questões de saúde física e mental.

A proprietária do hotel conta que os primeiros dias de isolamento foram os mais difíceis: 

— Temos muitas mães com filhos pequenos na equipe de funcionários, que não podiam sair e vê-los, e isso resultava em muita tristeza. Mas depois do terceiro dia tudo se organizou. Acredito que o pior mesmo foi a rejeição de muitos, o preconceito de pessoas que não entendiam a situação. Mas o importante é que todos estão bem e retornando a suas casas — afirma.

A higienização dos quartos durante o período de isolamento foi reforçada. 

— Os responsáveis limpavam usando equipamentos como luvas e máscaras, além de utilizar produtos como água sanitária e álcool. Conforme a Vigilância nos passou, apenas no apartamento da paciente não entrávamos. Passávamos os produtos para que eles mesmos realizassem a limpeza — relata.

De acordo com o município, a turista paulista é a segunda paciente curada em Gramado. Na terça-feira (31), o COE já havia registrado a alta de outro caso importado de coronavírus no município. Ela foi diagnosticada com a doença após exames realizados em Charqueadas.

O secretário da Saúde, João Teixeira, diz que foram empreendidos todos os esforços para dar apoio às pessoas que estavam no hotel. Ele frisa que é preciso união e conscientização para manter os cuidados e evitar o contágio:

— Continuamos com a orientação de evitar aglomerações, de permanecermos em isolamento o máximo possível e seguindo as orientações dos órgãos de saúde — finalizou.

Leia também
Saiba os cuidados necessários em supermercados e nos pedidos de delivery em meio à pandemia
Apesar dos impactos, diretor geral da Marcopolo diz que parada na produção foi a melhor medida
Dica cultural para a quarentena, Sesc Caxias do Sul destaca seleção de 25 curtas-metragens paraibanos disponíveis online

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros