Bento Gonçalves anuncia retomada gradual das atividades - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Coronavírus03/04/2020 | 13h22Atualizada em 03/04/2020 | 17h37

Bento Gonçalves anuncia retomada gradual das atividades

Novo decreto municipal passa a vigorar a partir de segunda-feira

Bento Gonçalves anuncia retomada gradual das atividades Twitter Guilherme Pasin/Reprodução
Foto: Twitter Guilherme Pasin / Reprodução

Com base em dados epidemiológicos e devido à redução de atendimentos prestados na rede municipal de saúde ao longo das últimas semanas, o prefeito Guilherme Pasin (PP) anunciou nesta sexta-feira (3) que lançará um novo decreto que, de acordo com as determinações estaduais, irá estabelecer uma retomada parcial das atividades na cidade — que encontra-se em isolamento decretado há 14 dias. 

Leia mais
Prefeitura de Bento Gonçalves autoriza funcionamento de lotéricas

Conforme Pasin, o novo decreto municipal entra em vigor na segunda-feira (6), modificando regras, porém, mantendo ainda uma série de restrições, sobretudo para evitar aglomerações. A retomada parcial, que segundo ele deve ser feita de forma gradual e responsável, se enquadra no último decreto estadual. A abertura contempla a indústria, estabelecimentos comerciais (compra online e retirada agendada), restaurantes e padarias, além de prestadores de serviços como estéticas e lavagens de veículos.

A live transmitida pelo Facebook da prefeitura ainda contou com a fala do secretário municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira. Ele apresentou números que demonstram a redução de atendimentos realizados nas unidades básicas de saúde. Conforme gráfico apresentado, nas duas primeiras semanas de março as 25 UBSs da cidade atenderam uma média de 500 pacientes por dia, sendo que o número caiu para menos da metade — média de 200 — após o decreto municipal que inibiu a circulação de pessoas.

— Todo o trabalho feito até agora foi com o objetivos de reduzir nossa curva de contágio. Monitorando os dados desses últimos dias, conseguimos obter informações para a tomada de decisões. Há uma ou duas semanas atrás isso ainda não era possível. O isolamento horizontal nos deu tempo para uma análise melhor e, a partir disso, conseguirmos avançar nos decretos. Continuaremos monitorando nos próximos dias, se continuarmos assim poderemos seguir com a retomada gradual, tendo sempre cuidado com os idosos — afirmou o secretário, lembrando que cada município terá uma realidade e que os dados devem sempre ser apresentados à comunidade.

Reflexos do isolamento

Completando 14 dias do decreto restritivo, o prefeito Pasin agradeceu à comunidade pela colaboração ao longo do período. Ele destacou que, além de estancar a curva de contaminação, a cidade ainda elevou a capacidade de atendimentos, por meio de ampliações conquistadas também com apoio dos moradores da cidade. Pasin citou os oito leitos que ficarão prontos neste sábado (4), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além dos 40 previstos para a próxima semana, bem como dos 10 leitos que aumentam a capacidade da UTI do Hospital Tacchini.

Em relação à retomada, ele destacou que ocorre de forma gradual, lembrando que muitas medidas de contingenciamento ainda permanecem em vigor.

— Para aqueles que acreditam que a vida voltará ao normal na segunda-feira, isso não vai acontecer, precisamos compreender a evolução dos processos para controle dessa doença que se dá pela disseminação do vírus. O decreto rege respeito ao governo estadual, às normas e regras vigentes e à condição de vida do cidadão, do trabalho planejado ainda no início do ano antes de se pensar em uma pandemia. A saúde da população é o que mais interessa neste momento — destacou.

Confira os principais pontos do decreto: 

Indústria
Atividades poderão ser retomadas sob a condição de dirigentes adotarem providências para a adoção de teletrabalho ao máximo de colaboradores possível. As equipes que ficarem nas empresas deverão ser organizadas em escalas de revezamento da jornada de trabalho. Todos os funcionários que integram o grupo de risco especificado pelo Ministério da Saúde deverão, obrigatoriamente, permanecer em casa. Além disso, funcionários que tiverem os filhos matriculados em estabelecimentos de ensino da cidade também terão o direito de permanecerem em suas residências.

Educação
A suspensão das aulas em toda a rede municipal e particular de ensino da cidade será prorrogada até o dia 30 de abril, alinhada à determinação da rede estadual de ensino. A medida vale para todos os níveis e tipos de educação. Nas escolas municipais, a proposta da prefeitura é recuperar as aulas perdidas em julho, quando ocorreria o recesso escolar, e também em sábados alternados entre maio e novembro, em um calendário letivo que deverá se encerrar até o dia 22 de dezembro.

Serviços estéticos
Serviços estéticos como salões de beleza, barbearias e afins, além dos pet shops, poderão realizar atendimentos de forma reduzida, mediante agendamento exclusivo, sem sala de espera e com adoção de máscaras, luvas e higienização recomendada.

Lavagens de veículos
Também poderão abrir com atendimento reduzido e sob agendamento.

Profissionais autônomos e liberais
Possuem normas específicas conforme a atividade, incluindo uso de proteção como luvas e máscaras.

Restaurantes, padarias e lancherias
Poderão abrir com número de mesas reduzidas, respeitando um distanciamento mínimo de dois metros e reduzindo pela metade a capacidade de atendimento. A prefeitura orienta o serviço a la carte, ficando proibido o serviço de buffet e rodízio.

Comércio
Fica proibida a abertura total, sendo permitido apenas o sistema "take away" ou de telentrega. O cliente poderá adquirir os produtos e realizar o pagamento pela internet, passando na loja para retirada em horário agendado. Não será permitida a entrada de clientes nas lojas, apenas a retirada na porta do estabelecimento. 

Transporte público
A partir da publicação do decreto, as empresas que prestam o serviço de transporte na cidade deverão apresentar um cronograma com o número estimado de veículos para atendimento à população. Motoristas deverão utilizar máscaras disponibilizadas pela empresa, que também deverá realizar a higienização dos veículos. Esses deverão circular com janelas abertas e com limite de pessoas conforme o número de assentos disponíveis.

Leia também
Produtores rurais de Bento e Pinto Bandeira passam a atender por encomenda e telentrega

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros