A cidade e a Catedral nos primórdios de Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória20/04/2020 | 10h22Atualizada em 20/04/2020 | 10h23

A cidade e a Catedral nos primórdios de Caxias

Você identifica a partir de onde foram feitas estas imagens, do início do século 20?

A cidade e a Catedral nos primórdios de Caxias Domingos Mancuso,acervo de Renan Carlos Mancuso/Divulgação
Vista de Caxias a partir das imediações da Rua Treze de Maio, nas proximidades do Parque da Imprensa, por volta de 1910. Ao fundo, a Catedral Diocesana Foto: Domingos Mancuso,acervo de Renan Carlos Mancuso / Divulgação

Ao depararmos com certos ângulos de fotos de época, imediatamente procuramos um ponto de referência para nos localizarmos. E, não raro, esses pontos costumam ser igrejas, praças, fábricas ou edifícios antigos, testemunhas da evolução de uma cidade desde os seus primórdios. 

Os três registros desta página, de autoria do fotógrafo Domingos Mancuso (1885-1942), são um exemplo disso. Basta fazer o teste: se você não localizasse a Catedral Diocesana nas fotos, conseguiria saber de onde foi captada a imagem? Diria que é Caxias do Sul? Confira nas legendas.

Leia mais
Largo da Catedral Diocesana nos anos 1960
Largo da Catedral Diocesana em 1965
Giovanni Argenta e os primórdios da Catedral

O início

A história da Matriz de Santa Teresa mescla-se ao início do processo de colonização, em 1875. Mas o templo em alvenaria começaria a surgir oficialmente apenas  em 5 de dezembro de 1895, data da bênção e do lançamento da pedra fundamental – à época, a Paróquia Santa Teresa D’ Ávila, fundada em 1884, tinha à à frente o padre Giovanni Batista Argenta.

Após quatro anos de trabalho, o rústico templo de tijolos aparentes foi inaugurado. A celebração ocorreu em 14 de outubro de 1899, véspera da Festa da Padroeira, Santa Teresa D’Ávila, então sob a bênção do padre Antonio Pértile.

Com fotos e informações do blog www caxiaspormancuso.blogspot.com e do site www.catedraldecaxias.org.br.

Os detalhes

Até a criação da Diocese de Caxias do Sul, em 1934, a edificação foi recebendo os detalhes internos e externos aos poucos. Boa parte desse trabalho deu-se durante a permanência do vigário João Meneguzzi à frente da paróquia, de 1911 a 1943. 

Foi quando surgiram o revestimento da fachada e do interior, as escadarias (inicialmente frontais), o altar-mor (fruto do empenho das senhoras que fundariam a Associação Damas de Caridade), os mosaicos e pisos internos, os vitrais, as torres e as portas laterais.

Vista de Caxias do Sul a partir do bairro São Pelegrino, próximo ao entroncamento das ruas Coronel Flores e Pinheiro Machado, em 1925. Ao fundo, a Catedral Diocesana.<!-- NICAID(14481428) -->
Vista de Caxias do Sul a partir do bairro São Pelegrino, próximo ao entroncamento das ruas Coronel Flores e Pinheiro Machado, em 1925. Ao fundo, a Catedral DiocesanaFoto: Domingos Mancuso,acervo de Renan Carlos Mancuso / Divulgação
O terreno da futura Praça Dante e a Rua Marquês do Herval (ao fundo) por volta de 1907. À direita, a Catedral Diocesana, o antigo Hotel Bella Vista e parte dos casarões de madeira da Metalúrgica Abramo Eberle<!-- NICAID(14481429) -->
O terreno da futura Praça Dante e a Rua Marquês do Herval (ao fundo) por volta de 1907. À direita, a Catedral Diocesana, o antigo Hotel Bella Vista e parte dos casarões da Metalúrgica Abramo EberleFoto: Domingos Mancuso,acervo de Renan Carlos Mancuso / Divulgação

Antes da praça

Antes do surgimento da igreja de alvenaria, os primeiros cultos eram realizados pelos imigrantes em um espécie de cabana de taquaras localizada na Rua Bento Gonçalves, próximo ao Cemitério Público Municipal. Posteriormente, uma igrejinha foi improvisada na Avenida Júlio de Castilhos esquina com a Garibaldi, numa pequena casa cedida por Luigi dal Canale (local do atual Edifício Estrela). Até o surgimento do barracão de madeira improvisado em frente à praça e do lançamento da pedra fundamental, em 1895, os habitantes da vila reuniram-se também na casa do senhor Carlos Gatti, na Rua Sinimbu – destruída por um incêndio em 1886. 

Participe!

Você possui fotos antigas de Caxias, dos arredores da Praça Dante Alighieri e do bairro Lourdes? Envie as imagens, em alta resolução e acompanhadas de um breve histórico, para rodrigolopes33@gmail.com.

Leia também
Presidente do PDT de Caxias do Sul quer aliança com PSB para eleição à prefeitura
Rio Grande do Sul contabiliza 27 mortes decorrentes da pandemia de coronavírus
Quer saber a dica da Roberta Veber Toscan para encarar o distanciamento com mais equilíbrio?

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros