Vinho será transformado em álcool em Bento Gonçalves - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Solidariedade27/03/2020 | 20h31Atualizada em 27/03/2020 | 20h31

Vinho será transformado em álcool em Bento Gonçalves

Doação de 47 mil litros de produto impróprio para consumo pelo IFRS ajudará 30 UBSs e servidores do município 

Vinho será transformado em álcool em Bento Gonçalves Comunicação IFRS/Divulgação
Foto: Comunicação IFRS / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Em torno de 47 mil litros de vinho, fabricados na Vinícola-Escola do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Bento Gonçalves, e considerados inaptos para consumo e comercialização, estão prestes a se transformar em álcool líquido para ser destinado à Secretaria Municipal de Saúde do município.

Em ação conjunta com empresas de diversos segmentos de Bento, o IFRS está doando o material, que renderá, conforme estimativas, 7 mil litros de álcool, utilizado para a desinfecção de superfícies. O processo de destilação do produto será feito de forma gratuita pela vinícola Casa Valduga. As empresas Newsul, Zegla, Gráfica São Roque e Vinícola Aurora também praticipam da ação.

  Leia mais
#juntoscontraovírus: cervejaria de Gramado agora é linha de produção de álcool gel
#juntoscontraovírus: caxiense ajuda a criar "nova fórmula" para o álcool gel
#juntoscontraovírus: UCS busca doações para produzir álcool gel
#juntoscontraovírus: mãos que produzem protetores faciais
#juntoscontraovírus: mãos engajadas na causa do Hospital São Carlos
#juntoscontraovírus: mãos que fazem TNT virar proteção
#juntoscontraovírus: mãos que costuram solidariedade
#juntoscontraovírus: mãos que distribuem segurança  

O álcool pronto será entregue em 30 unidades básicas de saúde do município serrano, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ambulâncias também contarão com o produto.

- Tínhamos um estoque de álcool para quatro meses, mas utilizamos quase tudo em duas semanas. Por isso, nossa demanda era imediata - conta a coordenadora do almoxarifado da secretaria, Morgana Calza, que relata também a falta de álcool gel, aventais e máscaras, além de copos descartáveis e alimentos, os últimos destinados para voluntários que trabalham na obra do novo hospital municipal.

O diretor-geral do IFRS em Bento, Rodrigo Câmara Monteiro, e o reitor da instituição, Júlio Xandro Heck, destacaram o esforço para viabilizar a ação, que proporcionou o destino mais nobre possível ao produto. Para efetuar a doação, o IFRS buscou permissão judicial para que o vinho pudesse ser utilizado como álcool. O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou favoravelmente, assim como o juiz federal Eduardo Kahler Ribeiro, da 1ª Vara Federal de Bento Gonçalves.

Outras empresas, instituições e pessoas interessadas em colaborar podem entrar em contato pelo telefone (54) 3055.7278, de segunda a sexta-feira.

 Leia também
Profissionais da saúde são a primeira linha no combate contra o coronavírus
Caxias do Sul vai receber mais de R$ 1,5 milhão para ajudar a conter coronavírus  


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros