UCS busca doações para produzir álcool em gel para postos de saúde em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Esforço coletivo26/03/2020 | 14h16Atualizada em 26/03/2020 | 14h16

UCS busca doações para produzir álcool em gel para postos de saúde em Caxias

Fabricação será feita pela equipe do curso de Farmácia

UCS busca doações para produzir álcool em gel para postos de saúde em Caxias Germano Rorato/Agencia RBS
Fabricação será feita pela equipe do curso de Farmácia Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) busca doações para produzir e distribuir álcool em gel aos postos de saúde da cidade. A instituição precisa, principalmente, de matérias-primas para a fabricação. A produção ficaria a cargo da estrutura e equipe do curso de Farmácia da universidade, com a coordenação da professora Valéria Weiss.

Conforme Valéria, os principais produtos que a universidade pede são o próprio etanol (álcool), na graduação 96, além de carbopol e trietanolamina. Outras substâncias pedidas são propilenoglicol e metilparabeno. A professora pede também, se alguma empresa puder doar, uma envasadora. Trata-se de um equipamento para preencher os frascos com álcool em gel de forma automática.

— Com a estrutura que temos, podemos produzir 60 kg de álcool em gel por dia. Com a envasadora, podemos chegar a 100 kg por dia — calcula.

Valéria explica, numa estimativa sem um cálculo preciso, apenas para se ter uma ideia, que um profissional em um ambiente hospitalar utilizaria de 15 a 20 gramas de álcool em gel por dia.

Em relação ao espaço de produção na UCS, a estrutura física está pronta. Está sendo aproveitado o ambiente da farmácia de manipulação da universidade, além de laboratórios de aulas práticas. Conforme a professora, inclusive, já foram produzidos 60 kg nesta segunda-feira (23) para uso interno na UCS, o que consumiu uma boa quantidade de matéria-prima que a instituição possui.

A professora explica que ainda será necessário obter uma autorização do município e da fiscalização da Vigilância Sanitária para que a distribuição possa ser feita nas unidades de saúde. Há um procedimento documental que é preciso cumprir. 

Conforme a Secretaria da Saúde, em contato feito pela reportagem na manhã desta terça (24), se estiver dentro das especificações exigidas, o álcool em gel produzido na UCS será uma ajuda bem-vinda. Para isso, precisa ainda de informações a serem encaminhadas pela universidade antes de autorizar o uso do produto.

Leia também
Confira todos os itens do decreto que restringe o funcionamento do comércio e de outras atividades em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros