Sindilojas Hortênsias emite nota defendendo o retorno das atividades econômicas - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Coronavírus26/03/2020 | 16h18Atualizada em 26/03/2020 | 16h41

Sindilojas Hortênsias emite nota defendendo o retorno das atividades econômicas

Entidade pede que a região volte ao funcionamento normal até o dia 6 de abril e defende a quarentena vertical

Sindilojas Hortênsias emite nota defendendo o retorno das atividades econômicas Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

O Sindilojas Hortêsias divulgou nota nesta quinta-feira (26) clamando pelo retorno das atividades a partir de 1º de abril, quando encerram os primeiros 16 dias de quarentena horizontal, proposto em praticamente todo país desde a segunda quinzena de março. O comunicado, assinado pelo presidente Guido José Thiele, ressalta a todo momento os cuidados que se devem tomar com a saúde, mas propõe o retorno quase imediato de todos os ofícios.

Leia mais
Etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, em Gramado, é cancelada pelo COB
Prefeito de Vacaria estuda retomar atividades do comércio e da indústria

"O Sindilojas Hortênsias acredita que a palavra do momento seja FLEXIBILIZAÇÃO. Não é necessário escolher entre vidas e negócios. Acreditamos que é possível trabalhar as duas frentes, achando soluções e medidas que achatem a curva da proliferação da doença, mas que também façam a economia girar", diz a nota, que complementa sobre as suas propostas para que se reduza a propagação do vírus e, consequentemente, que isso não gere uma demanda muito grande ao sistema de saúde:

"O Sindilojas Hortênsias defende o isolamento vertical e o retorno gradativo de todas as atividades econômicas (não só comércio), visto que nossa região é turística e depende desta movimentação, seguindo, SEMPRE, as orientações dos órgãos de saúde. Quanto ao varejo, a entidade deixa a critério de cada estabelecimento a abertura ou não de seus negócios".

Segundo a nota, 50% dos trabalhadores poderiam retornar já no dia 1º de abril e totalizando 100% no dia 6 do mesmo mês. Para tal, faz ressalva que todos os locais disponibilizem álcool em gel, altere-se as jornadas de trabalho para não gerar acúmulo de pessoas em transportes coletivos. Além disso, propõe a criação de arrecadação de recursos financeiros para ajudar na infraestrutura de saúde da região. 

O isolamento vertical é direcionado ao grupo de risco, que são idosos e pessoas com doenças crônicas. Algo que foi defendido pelo presidente da república Jair Bolsonaro, na última semana.

Leia também
Prefeitura de Bento disponibiliza atendimento psicológico por ligação telefônica

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros