Saiba como denunciar estabelecimentos com atendimento irregular em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Decreto municipal23/03/2020 | 10h16Atualizada em 23/03/2020 | 10h20

Saiba como denunciar estabelecimentos com atendimento irregular em Caxias do Sul

Cerca de 450 notificações verbais foram aplicadas pela fiscalização no comércio no fim de semana

Saiba como denunciar estabelecimentos com atendimento irregular em Caxias do Sul Fiscalização SMU/Divulgação
Bingo foi autuado em R$ 35 mil por descumprir decreto em Caxias do Sul, e fechado por promover atividade ilícita Foto: Fiscalização SMU / Divulgação

O canal disponibilizado pela prefeitura de Caxias do Sul para atender a população no primeiro final de semana com restrições para combate ao coronavírus registrou 1.424 atendimentos. Os atendimentos do Alô Caxias esclareceram dúvidas dos moradores sobre a doença e receberam denúncias sobre estabelecimentos que não cumpriam as medidas determinadas no decreto municipal divulgado na sexta-feira (20) – o documento restringe o funcionamento do comércio e de outras atividades por tempo indeterminado. 

Das 1.424 ligações, 330 foram relacionadas a denúncias a estabelecimentos que estavam em desacordo com as medidas. Conforme o secretário de Urbanismo, João Uez, durante o sábado e domingo, cerca de 450 notificações verbais foram aplicadas no comércio de Caxias do Sul.

Leia mais
Ruas vazias, lojas fechadas: o primeiro final de semana de quarentena contra o vírus na Serra
Confira todos os itens do decreto que restringe o funcionamento do comércio e de outras atividades em Caxias do Sul

A principal ocorrência aconteceu na área central, onde um bingo foi fechado. Na ação, que teve o apoio da Guarda Municipal, foram apreendidas 32 máquinas e orientados 16 frequentadores. Uma funcionária foi encaminhada para a delegacia de polícia. O local foi multado em cerca de R$ 35 mil.

— Estamos fazendo a nossa parte, tentando conscientizar o pessoal. Não temos a intenção de tocar multa na população. Muita gente não ficou nem sabendo (do decreto). Havia um pouco de desinformação. A partir de hoje (segunda-feira, 23) acredito que as coisas comecem ir para o seu lugar — avaliou o prefeito Flavio Cassina em entrevista à Rádio Gaúcha Serra na manhã desta segunda-feira (23).

Um dos pontos que geraram dúvidas nos moradores neste primeiro final de semana de restrições foi em relação aos cultos religiosos. Conforme o secretário Uez, não há no decreto municipal um termo que trate especificamente sobre o assunto. Os fiscais foram orientados a irem até os locais onde ocorriam as manifestações e conversarem com os líderes religiosos.

— Hoje (segunda-feira, 23), vamos nos reunir com o comitê de crise para tratar de questões que foram vistas no final de semana, como os cultos. Estamos usando a orientação estadual por enquanto e contando com a conscientização dos padres e pastores — esclarece o secretário.

Como denunciar

Denúncias e dúvidas sobre o coronavírus podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (Alô Caxias) ou pelo site sac.caxias.rs.gov.br. Estes canais também podem ser usados para verificar se o estabelecimento se enquadra ou não nas determinações do novo decreto.

Leia também
"Todos tiraremos lições deste momento", reflete economista sobre enfrentamento a coronavírus

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros