Ruas de Bento Gonçalves recebem solução desinfetante para evitar contágio por coronavírus - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Hipoclorito25/03/2020 | 13h49Atualizada em 25/03/2020 | 13h49

Ruas de Bento Gonçalves recebem solução desinfetante para evitar contágio por coronavírus

Produto é aplicado principalmente no entorno de unidades de saúde

Ruas de Bento Gonçalves recebem solução desinfetante para evitar contágio por coronavírus Prefeitura de Bento Gonçalves/Divulgação
Trabalho começou por volta das 19h30min desta terça-feira (24) Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves / Divulgação

As ruas de Bento Gonçalves passaram a receber nesta terça-feira (24) uma solução desinfetante para tentar conter o avanço do coronavírus, além de fungos e bactérias causadoras de outras doenças. A aplicação de hipoclorito diluído em água começou por volta das 19h30min pelas vias centrais da cidade. O entorno do Hospital Tacchini, do pronto atendimento da Unimed, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Botafogo e da Posto 24h da zona norte, no bairro São Roque, também foram contemplados.

Leia mais
Confirmada primeira morte por coronavírus no RS; Serra tem 21 casos
Acompanhe os casos descartados e confirmados na Serra
Tudo que você quer saber sobre o coronavírus
"Fiquem em casa, pelo amor de Deus", diz prefeito de Caxias do Sul

Conforme o coordenador dos distritos Henrique Nuncio, que também está à frente dos trabalhos de sanitização, o produto é aplicado nas calçadas e também em fachadas, corrimões, portas e pisos, entre outros pontos que podem ter tocados pela população. O trabalho vai seguir nos próximos dias em outros pontos da cidade, principalmente no entorno de unidades básicas de saúde (UBS). O quartel da Brigada Militar (BM) e o centro administrativo também devem ser higienizados.

— O objetivo é fazer uma barreira sanitária nesses locais. É evitar que calçadas e corrimões sirvam para espalhar o vírus. É uma solução sanitizante um pouco mais forte que água sanitária — explica Nuncio.

Ao todo, foram aplicados quase 13 mil litros do produto nesta terça-feira. Para isso, foram utilizados um caminhão de bombeiros, um trator pulverizador, fornecido por uma empresa da cidade, e três servidores que utilizavam pulverizadores manuais. A solução, conforme Nuncio, tem eficácia por dois a três dias e será reaplicada após esse período. A força-tarefa será mantida enquanto houver alto risco de contaminação no município.

Além dos equipamentos cedidos por bombeiros e empresas parceiras, o hipoclorito foi doado ao município pelo Centro de Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). As negociações começaram ainda na terça-feira, horas antes da aplicação.

Medida semelhante será adota em Serafina Corrêa a partir desta quarta-feira (25). Uma empresa contratada pelo município aplicará solução desinfetante em frente ao hospital e no entorno de postos de saúde e de farmácias, entre outros. O trabalho será acompanhado pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria do Meio Ambiente.

Leia também
Secretaria da Educação de Caxias vai lançar portal com atividades para estudantes
Ensino privado de Caxias do Sul terá cobrança integral de mensalidades sobre março

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros