Prefeitura autoriza funcionamento de pequenos negócios e construção civil em Farroupilha - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Coronavírus30/03/2020 | 13h37Atualizada em 30/03/2020 | 13h37

Prefeitura autoriza funcionamento de pequenos negócios e construção civil em Farroupilha

Administração municipal decidiu flexibilizar decreto de isolamento social

Prefeitura autoriza funcionamento de pequenos negócios e construção civil em Farroupilha Lucas Amorelli/Agencia RBS
Decisão partiu do prefeito em exercício Pedro Pedrozo, que disse ter consultado a comunidade e profissionais da saúde Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

A prefeitura de Farroupilha publicou nesta segunda-feira (30) um decreto em que flexibiliza o funcionamento de serviços no município após restrições impostas na semana passada. Com a decisão, a construção civil pode voltar a trabalhar. Além disso, Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresas com mão de obra exclusivamente familiar também estão autorizadas a funcionar, com exceção daqueles que dependem de alvará de saúde. Conforme o prefeito em exercício Pedro Pedrozo (PSB), essa regra atinge atividades em que há contato direto entre o profissional e o cliente, como cabeleireiros.

Leia mais
Prefeito decreta isolamento domiciliar para moradores da Vila Jansen em Farroupilha
Primeiro paciente de Farroupilha com coronavírus está em isolamento domiciliar 

De acordo com o prefeito, a estimativa é que cerca de oito mil pessoas poderão voltar a trabalhar com essa decisão. Ainda na semana passada, uma atualização tinha sido feita no município com a liberação de borracharias e ferragens. Pedrozo afirma que existe uma preocupação em relação à propagação do coronavírus, mas garante que a decisão foi tomada após discussão com representantes da comunidade e profissionais da saúde.

— Todos nós tememos (o coronavírus). Nosso grande medo é a impossibilidade de tratar a pessoa. A gente olha para a Europa, para a Itália. Mas há um desespero financeiro. Para tomar a decisão, me cerquei da comunidade. A sociedade precisa de pequenos serviços. Eu penso que essa semana em casa mudou o pensamento das pessoas. Pedagogicamente, foi importante — comenta.

Farroupilha tem quatro casos suspeitos de coronavírus. O único confirmado é de um morador de Londres, que foi visitar a família na Vila Jansen. Como circulou pela comunidade, todos os moradores foram colocados em isolamento até a próxima sexta-feira (3). Conforme o secretário da Saúde, Davi Almeida, a prefeitura aguarda resultado de um exame para confirmar se uma idosa da localidade contraiu a doença. Foi o único caso mais grave que exigiu o exame até agora na comunidade.

Leia também
Hotel fará reformas em escolas de Caxias como contrapartida a construção de passarela
Serafina Corrêa suspende abertura do comércio prevista para esta segunda-feira
Associação quer criar cerca de 200 vagas para idosos e moradores de rua em antigo prédio do INSS em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros