Pelo mundo: saiba como está a rotina fora do Brasil com a pandemia de coronavírus #7 - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Depoimentos25/03/2020 | 15h47Atualizada em 26/03/2020 | 09h34

Pelo mundo: saiba como está a rotina fora do Brasil com a pandemia de coronavírus #7

A intercambista Elisa de Anhaia conta como estão as coisas nos EUA; Clarissa Rossetti Bortolotto mora na Espanha e chama a atenção para a importância do isolamento

Pelo mundo: saiba como está a rotina fora do Brasil com a pandemia de coronavírus #7 Divulgação / Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Foto: Divulgação / Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Pioneiro
Pioneiro

:: ESTADOS UNIDOS

Estamos desde o dia 15 de março em quarentena aqui em Chicago, um dos Estados com mais casos de coronavírus até o momento registrados no país. Aqui os Estados são bem independentes, então o governador foi quem decretou a quaentena, sendo tudo basicamente fechado — abrem apenas farmácias, supermercados e postos de gasolina.

Leia mais
Da Serra para o mundo: saiba como está a rotina fora do Brasil com a pandemia de coronavírus #6
Da Serra para o mundo: saiba como está a rotina fora do Brasil com a pandemia de coronavírus #5
Da Serra para o mundo: saiba como está a rotina fora do Brasil com a pandemia de coronavírus #4 

Além disso, foi determinado toque de recolher, as pessoas não podem ficar nas ruas depois das 20h. As escolas fecharam, por isso também não estou estudando, e praticamente todos os voos domésticos foram cancelados. É complicado ficar em casa, praticamente presa com pessoas que não são da minha família, estou quase enlouquecendo!

Elisa de Anhaia, 23, estudante de Bento Gonçalves fazendo intercâmbio em Illinois, Chicago.

:: ESPANHA

Olá. Essa mensagem vai pros meus amigos e familiares no Brasil, mas também espero que ao máximo de pessoas possíveis. Me sinto no dever de alertar vocês. Moro na Espanha e posso garantir que a situação aqui está muito, mas muito complicada. Desde o dia 14 estamos proibidos de sair de casa, sim, proibidos. Mais de dez dias sem trabalhar e sem dinheiro para pagar nossas contas - e isso por tempo indeterminado. Os colégios, comércio, clínicas, etc. estão fechados. Os hospitais colapsados. Estão habilitando hotéis e asilos para transformar em leitos de hospital... 

Eu gostaria de relembrar a vocês que há um mês nós também pensávamos que essa história só atingiria a China e não chegaria aqui. Mas chegou, e de uma maneira muito descontrolada, bloqueando todo o país. Também ríamos e tomávamos como piada tudo isso, até bater na nossa porta. Hoje o país inteiro está apagado, triste e assustado. Não percam o bom humor mas também não percam a responsabilidade.

Leia mais
Da Serra para o mundo: saiba como está a rotina fora do Brasil com a pandemia de coronavírus #3
Da Serra para o mundo: saiba como está a rotina fora do Brasil com a pandemia de coronavírus #2
Da Serra para o mundo: saiba como está a rotina fora do Brasil com a pandemia de coronavírus #1  

Enquanto vocês estão a tempo, tentem controlar esse vírus saindo pouco de casa, evitando aglomerações de pessoas (shows, teatros, manifestações), não cumprimentem com beijos, abraços ou aperto de mãos, mantenham o mínimo de um metro de distância de outras pessoas, evitem, na medida do possível, o uso de transporte público e, acima de tudo, no menor sintoma de gripe, fiquem em casa.

Esta é a única maneira que vocês têm para não disseminarem essa pandemia num país precário e com um dos sistemas públicos de saúde mais deficientes de toda Sudamérica. Por favor, me escutem e levem a sério tudo isso. É muito importante para que não haja colapsos, paralizações e por consequência, mortes. Obrigada e sorte! 

Clarissa Rossetti Bortolotto, 39 anos, corretora de imóveis de Caxias do Sul que mora em Barcelona.

Leia também
"UPA Coronavírus" irá iniciar atendimento ao público nesta sexta-feira, em Farroupilha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros