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Durante quarentena25/03/2020 | 13h53Atualizada em 25/03/2020 | 13h57

Mesmo com atraso no pagamento, água não deverá ser cortada em Caxias 

Samae garante serviço dentro do prazo de 60 dias

Mesmo com atraso no pagamento, água não deverá ser cortada em Caxias  Diorgenes Pandini/Agência RBS
Foto: Diorgenes Pandini / Agência RBS

Durante o período de recesso das atividades em Caxias do Sul, devido ao coronavírus, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) garante que, mesmo sem o pagamento da conta de água, o serviço não deve ser cortado no período de 60 dias, a contar do dia 18 de março.  

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Após estes dois meses, se a rotina da população caxiense estiver dentro da normalidade, será avaliado como ficarão os juros na cobrança para aqueles que não pagaram. Ainda não se sabe de quanto será o reajuste, segundo a assessoria de imprensa, essa questão ainda deve ser avaliada. No entanto, está garantido a opção de parcelamento durante o pagamento.

– As contas não vão deixar de ser emitidas, a legislação diz que nós cobramos uma vez por mês durante 12 vezes no ano. Então, conforme o consumo for acontecendo, a gente vai emitir as contas. Se não conseguir fazer o pagamento na rede bancária, aguarda pra gente estudar novas medidas – destaca Idair Antônio Moschen, presidente do Samae.

Ainda conforme a assessoria de imprensa, os leituristas do Samae, profissionais responsáveis pela leitura do hidrômetro, estão com as atividades suspensas desde o último fim de semana e devem permanecer assim até 5 de abril. Por isso, até esta data, a conta de água de cada residência será cobrada dentro da média de gasto mensal conforme contas anteriores. 

Os boletos continuam sendo entregues via correio, mas caso haja atraso, a consulta do valor poderá ser feita no site do Samae e ser pago por meio de aplicativos bancários. Outra opção são os caixas eletrônicos que continuam funcionando normalmente ou em agências bancárias, onde o atendimento segue, mas com agendamento prévio. 

– As pessoas tem que se preocupar em manter suas contas em dia, essa é uma medida (boleto emitido pelo site) única e exclusivamente pra reduzirmos o movimento de pessoas dentro da loja comercial – explica Moschen.

Devido ao isolamento domiciliar de grande parte da população, o consumo de água será maior, porém o Samae ainda não tem um percentual,  já que o isolamento teve início faz poucos dias. 


INFORMAÇÕES
Além da página do serviço no Facebook, o contato com o Samae também pode ser feito pelo telefone 115. Já conversas via Whatsapp estão disponíveis em três números telefônicos: (54) 99148-4373, (54) 99174-1457 ou (54) 99250-1019 para dúvidas sobre o consumo de água.  

CONTA DE LUZ
Na terça-feira (24), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que as distribuidoras de energia não têm autorização para cortar o serviço das residências durante 90 dias em todo o Brasil. Em pronunciamento divulgado no próprio site, a autarquia ressalta que mesmo com a isenção do corte do serviço por três meses, os clientes estão sujeitos a cobranças:

"É importante destacar que isso não impede medidas de cobranças de débitos vencidos, previstas na legislação, inclusive a negativação do inadimplentes em cadastros de crédito."  enfatiza a Aneel. 

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