#juntoscontraovírus: UCS busca doações para produzir álcool gel - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Solidariedade27/03/2020 | 10h00Atualizada em 27/03/2020 | 14h23

#juntoscontraovírus: UCS busca doações para produzir álcool gel

Curso de Farmácia da instituição pretende distribuir produto aos postos de saúde da cidade

#juntoscontraovírus: UCS busca doações para produzir álcool gel Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) busca doações para produzir e distribuir álcool gel aos postos de saúde da cidade. A instituição precisa, principalmente, de matérias-primas para a fabricação. A produção ficaria a cargo da estrutura e equipe do curso de Farmácia da universidade, com a coordenação da professora Valéria Weiss.

Leia mais
#juntoscontraovírus: a rede de solidariedade que contamina a Serra Gaúcha
#juntoscontraovírus: mãos engajadas na causa do Hospital São Carlos
#juntoscontraovírus: cervejaria de Gramado agora é linha de produção de álcool gel
#juntoscontraovírus: caxiense ajuda a criar "nova fórmula" para o álcool gel #juntoscontraovírus: mãos que produzem protetores faciais
#juntoscontraovírus: mãos que fazem TNT virar proteção
#juntoscontraovírus: mãos que costuram solidariedade
#juntoscontraovírus: mãos que distribuem segurança

Conforme Valéria, os principais produtos que a universidade pede são o próprio etanol (álcool), na graduação 96, além de carbopol e trietanolamina. Outras substâncias pedidas são propilenoglicol e metilparabeno. A professora pede também, se alguma empresa puder doar, uma envasadora. Trata-se de um equipamento para preencher os frascos com álcool gel de forma automática.

– Com a estrutura que temos, podemos produzir 60 quilos de álcool gel por dia. Com a envasadora, podemos chegar a 100 quilos por dia – calcula.

Valéria explica, numa estimativa sem um cálculo preciso, apenas para se ter uma ideia, que um profissional em um ambiente hospitalar utilizaria de 15 a 20 gramas de álcool gel por dia.

Em relação ao espaço de produção na UCS, a estrutura física está pronta. Está sendo aproveitado o ambiente da farmácia de manipulação da universidade, além de laboratórios de aulas práticas. Conforme a professora, inclusive, já foram produzidos 60 quilos na  última segunda-feira para uso interno na UCS, o que consumiu uma boa quantidade de matéria-prima que a instituição possui.

A professora explica que ainda será necessário obter uma autorização do município e da fiscalização da Vigilância Sanitária para que a distribuição possa ser feita nas unidades de saúde. Há um procedimento documental que é preciso cumprir.

Conforme a Secretaria da Saúde, em contato feito pela reportagem, se estiver dentro das especificações exigidas, o álcool gel produzido será uma ajuda bem-vinda. Para isso, precisa ainda de informações a serem encaminhadas pela UCS antes de autorizar o uso do produto.

Leia também
Rio Grande do Sul registra duas mortes por coronavírus; Serra tem 28 casos confirmados
Contra a pandemia, Farroupilha cria patrulha Maria da Penha online
Homens são detidos com crack em Farroupilha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros