#juntoscontraovírus: cervejaria de Gramado agora é linha de produção de álcool gel - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Solidariedade27/03/2020 | 08h00Atualizada em 27/03/2020 | 14h26

#juntoscontraovírus: cervejaria de Gramado agora é linha de produção de álcool gel

Maior parte do produto será doado a hospitais, postos de saúde e profissionais que atuam na Região das Hortênsias

#juntoscontraovírus: cervejaria de Gramado agora é linha de produção de álcool gel Cleiton Thiele/Divulgação
Augusto Schwingel Luz decidiu reabrir a fábrica, que estava parada após decreto da quarentena na cidade Foto: Cleiton Thiele / Divulgação

Com 95% do quadro de funcionários em licença remunerada, a cervejaria Rasen Bier, de Gramado, reabrirá a fábrica a partir desta sexta-feira (27). E a todo vapor, durante as 24 horas do dia. No entanto, para uma linha de produção bem diferente. No lugar de lúpulo, cevada e malte, entram os ingredientes de fabricação do álcool gel. Inspirado pela Ambev, que anunciou a produção em larga escala do produto para distribuição em hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o empresário Augusto Schwingel Luz adotou iniciativa semelhante na Região das Hortênsias. Com incrementos.

Leia mais
#juntoscontraovírus: a rede de solidariedade que contamina a Serra Gaúcha
#juntoscontraovírus: mãos engajadas na causa do Hospital São Carlos
#juntoscontraovírus: caxiense ajuda a criar "nova fórmula" para o álcool gel
#juntoscontraovírus: UCS busca doações para produzir álcool gel
#juntoscontraovírus: mãos que produzem protetores faciais
#juntoscontraovírus: mãos que fazem TNT virar proteção
#juntoscontraovírus: mãos que costuram solidariedade
#juntoscontraovírus: mãos que distribuem segurança

A ideia é que toda a demanda que hospitais, postos de saúde e asilos de Canela e Gramado, além dos cerca de 250 funcionários de equipes de vigilância sanitária, secretarias de saúde, Brigada Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros necessitem seja doada a partir de 30 de março.

– Mantínhamos um estoque para utilização no nosso dia a dia. Esse já foi doado para a Brigada Militar, além de luvas, aventais e toucas, que estou levando aos hospitais – destaca.

Encontrar alternativas para salvar o negócio foi o primeiro pensamento de Luz. A Rasen não atende a supermercados e fornece a maior parte dos seus rótulos de cerveja para bares e restaurantes, fechados neste período. Ou seja, o faturamento praticamente zerou. Agora, só o que o empresário quer é ajudar para tentar amenizar um pouco os efeitos do coronavírus nas pessoas. A ação irá durar até que a situação crítica esteja controlada. 

– Quando os funcionários souberam que iríamos fazer, o RH não parou de atender ligações de interessados em ajudar. Além disso, amigos me procuraram. Está sobrando gente para trabalhar. Neste primeiro serão 12 pessoas por turno – conta.

Por dia, a Rasen pretende produzir 5 mil litros do produto. Além das doações, a marca irá vender a menor parte da produção como forma de cobrir os custos e garantir o emprego de seus cerca de 500 funcionários.

– Queremos manter todos os nossos colaboradores empregados. Vamos vender o que não for doado por um preço justo. Nosso objetivo não é lucrar, é manter a fábrica ativa. Acredito que ninguém nesse país tenha passado por algo perto do que está acontecendo agora – destaca Luz.

Além da Rasen Bier, a Lugano Chocolates, também pertencente ao empresário, está promovendo um leilão online de nove ovos gigantes (2,5 kg), que terão os lances revertidos para a construção da ala respiratória do Hospital Arcanjo São Miguel, de Gramado. Para participar, basta acessar http://blog.chocolatelugano.com.br/leilao/ e fazer a doação. O maior lance, leva o ovo. A ação é válida até 30 de março.

Leia também
Homem é rendido por populares e preso após assaltar farmácia no Centro de Caxias
A vez dos "shows domésticos": músicos serranos utilizam sacada e terraço como palco em apresentações para vizinhança
Lançado em Caxias aplicativo para entrega de frutas e legumes em casa

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros