Isolamento social aumenta consumo de água em época de estiagem na Serra - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Seca e pandemia 26/03/2020 | 13h37Atualizada em 26/03/2020 | 13h37

Isolamento social aumenta consumo de água em época de estiagem na Serra

Em Farroupilha, demanda aumentou cerca de 10% nos últimos dias

Isolamento social aumenta consumo de água em época de estiagem na Serra Secretaria do Meio Ambiente de Farroupilha/Divulgação
Farroupilha é uma das cidades da região que enfrenta possibilidade de racionamento de água Foto: Secretaria do Meio Ambiente de Farroupilha / Divulgação

A falta de chuva na região da Serra aliada ao alto consumo de água devido ao isolamento social provocado pelo coronavírus preocupa as autoridades dos municípios serranos. A estiagem ocorre em um momento em que a água é vital para combater a pandemia. É possível adotar atitudes comuns como: evitar desperdício, lavagem de carros e calçadas, diminuir tempo no banho e verificar se a torneira está bem fechada ou se existem vazamentos. 

Em casa, onde não há pacientes com suspeita da doença, a orientação é para que a água seja usada prioritariamente para consumo, higienização das mãos, limpeza de ambientes e em banhos rápidos. Além disso, a máquina de lavar roupa deve ser acionada só quando estiver cheia. Já nas ruas o serviço de higienização deve ser realizado em pontos onde ainda há movimento de pessoas, como entorno de farmácias e supermercados.

Leia mais
Mesmo com atraso no pagamento, água não deverá ser cortada em Caxias
Em época de isolamento contra o coronavírus, confira como fica o pagamento de contas  

Farroupilha é uma das cidades da região que enfrenta possibilidade de racionamento de água. O nível da barragem do Rio Buratti está 1 metro e 80 cm abaixo do nível, o que compromete o fornecimento de água para maior parte do município. Se continuar assim, o abastecimento só está por um período de 15 a 30 dias.  De acordo com o gerente da unidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Farroupilha, Elton Luiz Hernz, mesmo em meio a falta de água, o consumo aumentou:  

Estiagem e aumento no consumo de água devido ao isolamento social preocupam municípios da Serra. Na foto, o Rio Burati, está abaixo do nivel, o que compromete o abastecimento de água da cidade. <!-- NICAID(14461384) -->
Farroupilha é uma das cidades da região que enfrenta possibilidade de racionamento de águaFoto: Secretaria do Meio Ambiente de Farroupilha / Divulgação

- Com o isolamento social, o consumo de água aumentou em torno de 10%. Sabemos que há necessidade de dedetização, mas pedimos a compreensão e colaboração da comunidade para que não desperdice água.

Ele ressalta, ainda, que a possibilidade de racionamento não está descartada na cidade: 

- Colocamos uma bomba flutuante que aproveita uma água que não era possível de captar por sistema convencional de recalque de água bruta e, assim, conseguimos manter o fornecimento aos consumidores. Uma equipe fará o levantamento do volume de água no rio para identificar quanto ainda pode ser usado. Somente depois disso vamos diagnosticar quantos dias ainda podemos levar sem racionar água - explica. 

A expectativa é de que chova nos próximos dias para que medidas como o racionamento não sejam necessárias. 

Corsan reduziu fornecimento de água, intercalando o abastecimento, em Veranópolis e Vila Flores 

A situação é semelhante em Veranópolis e Vila Flores.  Em comunicado publicado no site da prefeitura de Veranópolis, a Corsan alerta para o uso racional da água, pois se não chover nos próximos dias, começa o racionamento nas duas cidades. É hora de evitar todo consumo desnecessário de água, e preservá-la para o que realmente importa. O Rio Grande do Sul está passando por forte período de estiagem, e o Brasil enfrenta a pandemia de coronavírus. Agora, todos os cidadãos precisam se unir para usar água com responsabilidade, seguindo à risca as instruções de higienização das mãos. Faça sua parte!

Nas cidades, que são abastecidas pelo Rio Retiro, a Corsan já intercala os bairros abastecidos, para evitar o racionamento. O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de Veranópolis, Romeo Mattielo Tedesco, pede que a comunidade colabore: 

-  Precisamos da consciência de todos os moradores . A situação já estava complicada e o consumo aumentou com as pessoas em casa. Temos que economizar para evitar que a cidade fique sem abastecimento. 

GARIBALDI TAMBÉM ENFRENTA PROBLEMAS 

Em Garibaldi, a barragem está em nível crítico e a situação tende a piorar. A Corsan ainda não tem previsão de racionamento, mas as interrupções de fornecimento dependem diretamente do uso consciente da água. A prefeitura decretou ainda no dia 13 de março situação de emergência por causa da estiagem . O município estabeleceu regras de uso para evitar o desabastecimento. 

O QUE DIZ A CORSAN 

Por meio de nota a Corsan pede colaboração dos moradores: 

"O abastecimento nas cidades atendidas pela Corsan está normalizado. Não há racionamento de água. A Companhia reforça a importância de evitar o desperdício num momento em que a água é tão importante para a higienização.  Além das ações operacionais para manter os sistemas de abastecimento normalizados, a Companhia pede que a população abandone hábitos  e se conscientize de que a água é uma responsabilidade coletiva."

CONSUMO TAMBÉM AUMENTOU EM CAXIAS 

Em Caxias do Sul, também já é possível perceber aumento no consumo, uma vez que as pessoas passam mais tempo em casa. No município, não há risco de racionamento, mas o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), alerta para evitar desperdícios: 

- O pessoal fica mais em casa e percebemos que aumentou o consumo, principalmente, em pontos que são abastecidos por caminhão-pipa. As barragens estão cheias, mas mesmo assim é preciso que a comunidade caxiense não desperdice água, ressalta o diretor -presidente do Samae, Idair Moschen.

Leia também
Doses da vacina contra a gripe se esgotam em menos de três horas em Caxias
Na rua por você: quem são os profissionais que mantêm Caxias do Sul funcionando
Hemocentros de Caxias adotam medidas para manter estoques de doações de sangue em época de isolamento

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros