"Fiquem em casa, pelo amor de Deus", diz prefeito de Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Pandemia 25/03/2020 | 11h53Atualizada em 25/03/2020 | 13h42

"Fiquem em casa, pelo amor de Deus", diz prefeito de Caxias do Sul

Em transmissão pelas redes sociais, Flavio Cassina ressaltou que, neste momento, o que importa é a vida

"Fiquem em casa, pelo amor de Deus", diz prefeito de Caxias do Sul Prefeitura de Caxias do Sul / Divulgação/Divulgação
Cassina falou em transmissão acompanhado pelo vice-prefeito Édio Elói Frizzo (PSB) e pela médica infectologista Andréa Dal Bó, diretora das vigilâncias em Saúde de Caxias Foto: Prefeitura de Caxias do Sul / Divulgação / Divulgação

O prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina (PTB), se pronunciou na manhã desta quarta-feira (25) sobre medidas restritivas adotadas na cidade para combater o avanço da pandemia do coronavírus. Ele falou em uma transmissão em uma rede social acompanhado pelo vice-prefeito Édio Elói Frizzo (PSB) e pela médica infectologista Andréa Dal Bó, diretora das vigilâncias em Saúde de Caxias do Sul. Cassina pediu que a população mantenha isolamento social:

- Sabemos que o impacto na economia será grande e estamos tentando amenizar isso. Gostaríamos de anunciar medidas menos restritivas, mas nesse momento o que importa é a vida. Mais uma vez reiteramos que a ideia principal é que os idosos fiquem em casa, se resguardando, porque senão as consequências serão mais difíceis daqui para frente.

Leia mais
Confirmada primeira morte por coronavírus no RS; Serra tem 21 casos
Acompanhe os casos descartados e confirmados na Serra
Tudo que você quer saber sobre o coronavírus 

O pedido foi reiterado pelo vice-prefeito e pela especialista, que também falaram que o isolamento é essencial para evitar a propagação da covid-19. As declarações divergem do pronunciamento polêmico feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PR) na noite de terça-feira (24). Ele criticou as medidas restritivas adotadas por autoridades estaduais e municipais.

- Quero ratificar as posições que assumimos desde o começo. Buscamos medidas para blindar a nossa comunidade para que o vírus não se propague e a gente não enfrente um pico alto de contaminação. Independente dos discursos do presidente Jair Bolsonaro, que não dialogam com a equipe, estamos fazendo a nossa parte. É melhor prevenir do que ter que remediar - argumentou Frizzo.

- Se todas as ações que estamos desenvolvendo servirem para salvar uma vida que seja, já cumprimos nossa obrigação. Não temos medo de reclamações e de desgastes - completou Frizzo.

Um novo decreto foi assinado pelo prefeito na manhã desta quarta:

-  Pedimos a compreensão de toda a comunidade caxiense. Estamos fazendo alguns ajustes e recomendações: concordamos com algumas coisas do governo Estadual e Federal e divergimos de outras. Acredito que estamos certos e talvez daqui uns dias possamos flexibilizar algumas restrições. Agora fiquem em casa, pelo amor de Deus -  pediu Cassina.

FIQUE EM CASA

Em Caxias do Sul, são cinco pessoas estão em isolamento domiciliar e dois pacientes já estão curados do coronavírus. Os casos foram confirmados por laboratórios particulares, e por isso ainda não constam no levantamento estadual. A médica infectologista Andréa Dal Bó, diretora das vigilâncias em Saúde de Caxias do Sul, explica que os pacientes estão estáveis.

- Caxias está com uma situação bem mais favorável hoje em relação a outras cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Estamos tentando blindar a cidade para que a gente continue assim, e essas medidas são extremamente importantes. O mais importante é o isolamento domiciliar. As pessoas têm que se manterem em casa, principalmente, quem tem mais de 60 anos. Eles não devem sair de casa nem para ir ao mercado ou farmácia. O ideal é que familiares façam isso para os idosos.

Leia também
Hospital de campanha em Caxias poderá ser construído se houver pico de casos de coronavírus
Confira todos os itens do decreto que restringe o funcionamento do comércio e de outras atividades em Caxias do Sul
Postos de combustível de Caxias seguirão com restrição de horário

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros