Farmácias de manipulação são autorizadas a fabricar álcool gel e procura por produto aumenta em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Prevenção18/03/2020 | 15h15Atualizada em 18/03/2020 | 18h38

Farmácias de manipulação são autorizadas a fabricar álcool gel e procura por produto aumenta em Caxias do Sul

A Anvisa autorizou as farmácias de manipulação a preparar e a vender álcool gel de forma direta

Farmácias de manipulação são autorizadas a fabricar álcool gel e procura por produto aumenta em Caxias do Sul Lucas Amorelli/Agencia RBS
Locais estão autorizados pela Anvisa a fabricar álcool etílico 70% Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Com a pandemia do novo coronavírus e a confirmação do segundo caso de covid-19 em Caxias do Sul, a busca por produtos que ajudam no combate ao vírus tem se intensificado no município. É o que relatam os responsáveis por farmácias de manipulação — estabelecimento que, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), agora pode preparar e vender álcool gel diretamente para o público.

Tudo que você quer saber sobre o coronavírus
Coronavírus: acompanhe os casos descartados, suspeitos e confirmados na Serra

Pela autorização, as farmácias de manipulação têm condições de fabricar álcool etílico 70% (p/p), álcool etílico glicerinado 80%, álcool em gel, álcool etílico glicerinado 75%, água oxigenada 10 volumes e digliconato de clorexidina 0,5%. Todas essas fórmulas são preparações antissépticas ou sanitizantes que podem ser usadas no combate ao coronavírus.

Leia mais
Postos de saúde de Caxias do Sul têm álcool gel suficientes para 20 semanas

Em Caxias, não é somente em mercados que o álcool gel está em falta. As farmácias magistrais, como também são conhecidas as farmácias de manipulação, já registram grande demanda pelo produto, resultando até mesmo na escassez de matéria-prima:

— A procura aumentou e muito. O que tínhamos de revenda esgotou — afirma o responsável técnico pela Bellafarma, Gilberto Biegelmeyer.

— Estamos orientando as pessoas a levarem pouco (álcool gel), para que todos possam ter — explica Cezar Renato de Moura Pires, responsável técnico da matriz da Natufarma.

Dependendo da disponibilidade do produto, que deve seguir variando ao longo das próximas semanas, é possível reservar a compra por telefone. Nos dois locais, a dica dos responsáveis é fazer o contato antes de se dirigir pessoalmente às farmácias:

— Justamente para evitar aglomerações — complementa Biegelmeyer. — Temos que ir com calma e tranquilidade, seguindo o exemplo do Japão: todos pegam pouco, nenhum fica sem.

Leia também
Hospital Geral de Caxias deverá dobrar número de leitos de UTI para enfrentar o coronavírus
Clubes de Caxias do Sul cancelam atividades para evitar avanço do coronavírus
Farroupilha publica decreto para conter avanço do coronavírus

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros