Decreto suspende passe livre e reduz oferta de transporte coletivo em Caxias do Sul  - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Pandemia20/03/2020 | 18h53Atualizada em 20/03/2020 | 19h36

Decreto suspende passe livre e reduz oferta de transporte coletivo em Caxias do Sul 

Nova medida também impõe regras sobre táxis e veículos de aplicativos

Decreto suspende passe livre e reduz oferta de transporte coletivo em Caxias do Sul  Ana Nazario/Agencia RBS
Foto: Ana Nazario / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

O novo decreto, anunciado pela Prefeitura de Caxias do Sul no final da tarde desta sexta-feira (20), limitou o transporte coletivo urbano de forma a enfrentar a pandemia de coronavírus. Em sequência, a Visate anunciou que trabalhará com 85 ônibus e redução de horários no entrepico.

O decreto suspendeu as gratuidades e o passe livre nos coletivos por tempo indeterminado. Além disso as lotações e os fretamentos estão proibidos — com algumas exceções. Aos táxis e veículos que atendem por aplicativos também foram publicadas novas regras.

Leia mais
Confira todos os itens do decreto que restringe o funcionamento do comércio e de outras atividades em Caxias do Sul
MP e Procon pedem que álcool gel e máscaras sejam vendidos a preço de custo

Os ônibus que irão circular pela cidade deverão ter um processo de higienização ainda mais recorrente. Ao término de cada viagem, eles deverão passar por uma nova limpeza interna. Também precisarão disponibilizar álcool em gel 70% na entrada ou na saída do carro, circular com janelas abertas ou dispor de ar-condicionado. Segue valendo a regra de 50% da lotação.

A Visate anunciou que o transporte passará a operar com linhas especiais com 28,81% da frota, a partir deste sábado (21). Os ônibus devem ser utilizados, preferencialmente, pelos profissionais da saúde, de farmácias e de supermercados, que continuarão atendendo a população.

Mais informações sobre linhas e horários podem ser solicitadas no 0800-0516-133, pelo (54) 3215-8000 (ligações de celular), pelo aplicativo Whatsapp (54) 99605-3935 ou consultadas em www.visate.com.br a partir de amanhã (21/03).

Novas regras para táxis e veículos de aplicativos 

O transporte intramunicipal também terá redução nas linhas. Os veículos de lotação e fretamento estão suspensos na cidade. Poderão circular apenas os veículos com liberação da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (SMTTM).

Aos táxis e veículos de aplicativos também estão impostas regras. Os carros deverão circular sempre que possível com as janelas abertas, assim que encerrar uma viagem o veículo deverá ser higienizado nos pontos de contato da mão do usuário, incluindo o carro ou máquinas de pagamento eletrônico. Também, devem disponibilizar produtos assépticos, além dos motoristas limparem as mãos ao final de cada viagem.

Leia também
Caxias do Sul reduz número de casos suspeitos e os dois confirmados já estão curados
Acompanhe os casos descartados, suspeitos e confirmados na Serra
Tudo que você quer saber sobre o coronavírus

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros